terça-feira, 28 de abril de 2009

Ubiratanenses participaram do Caminho de Peabiru

O 1º Simpósio do Grupo de Pesquisa Caminhos de Peabiru, que aconteceu na noite de sexta-feira passada em Campo Mourão, marcou a abertura da 9ª Peregrinação do Caminho de Peabiru, que acontece no sábado e domingo nos municípios de Nova Cantu, Roncador e Luiziana. O simpósio teve como tema: "Peabiru: sua história e potencialidade turística", contando com mesa redonda com o professor doutorando da Universidade Fluminense do Rio de Janeiro, Emerson Ferreira Guerra, que também participou de debates com representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio).
A 9ª Peregrinação do Caminho de Peabiru foi realizada em um percurso de aproximadamente 60 quilômetros de caminhadas em estradas rurais e carreadores, que foram percorridos por um grupo formado por estudantes, professores, pesquisadores, aventureiros e comunidade em geral. Entre eles estavam dois ubiratanenses que são faz desta peregrinação: João Massaranduba e Isalino Inácio da paixão. A peregrinação foi promovida pelo Necapecam (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Caminho de Peabiru na Comcam), contando com apoio das prefeituras, Artecam e do próprio Governo do Estado, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Na caminhada, o grupo foi acompanhado por carros de apoio, professor de educação física e ambulância com enfermeiros. Os participantes receberam água e suprimentos alimentares, como frutas e barras de cereais, além de café-da-manhã, almoço e jantar nos alojamentos em meio ao trajeto.
Os peregrinos viajaram de ônibus para Nova Cantu, ainda no final da tarde de sexta-feira, 17, onde participam de um encontro sobre a história da comunidade de Nova Cantu e Santo Rei e o turismo de peregrinação no Necapecam. A peregrinação teve início às sete horas da manhã de sábado, 18, depois de um café-da-manhã e exercícios físicos. O grupo almoçou em uma comunidade rural no município de Roncador, jantou e pernoitou na comunidade Estiva, em Luiziana e continuou a peregrinação no domingo, com almoço na cidade de Luiziana. À tarde houve visita à cachoeira e depois aconteceu o retorno.
A coordenadora geral no Núcleo de Estudos e Pesquisas do Caminho de Peabiru, Marilene Celant Miranda, explica que a aventura realizada duas vezes ao ano, sempre em abril e outubro, tem como objetivo despertar a importância do projeto de resgate histórico que vem sendo realizado há cinco anos na região. "Revelando o místico e histórico Caminho de Peabiru, visamos o desenvolvimento para toda a região, anda incentivando o turismo", diz a coordenadora.No registro, Massaranduba e Isalino conversam com Miguel Burck, de Luiziana; a mulher ao lado veio de Santa Catarina para a peregrinação e já percorreu o Caminho de Santiago (Espanha) e o Machu Pichu, no Peru. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nenhum comentário: