terça-feira, 28 de abril de 2009

CMDR de Juranda teve reunião

Nesta última quarta-feira (22/04) estiveram reunidos na Câmara Municipal, dezenas de conselheiros, representado entidades como a Emater, Banco do Brasil, Secretaria da Agricultura Municipal, Coamo, Associação Comercial e Industrial e Associação Comunitária Vila Rural estiveram reunidos na Câmara Municipal de Juranda, na quarta-feira, 22. Também marcaram presença os conselheiros que representam as comunidades rurais do município.
Nesta reunião o gerente da Emater local, Antonio Pereira de Souza, fez uma palestra onde tratou sobre programas de governo estadual, como o Programa Mais Alimentos, Trator Solidário, Programa de Irrigação Noturna, Programa de Avicultura Noturna, Prosuíno, Programa de Incentivo ao Calcário e Fosfato e o próprio Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
O Conselho tem como função definir diretrizes e prioridades para programas e projetos de desenvolvimento rural, mobilizar os setores interessados da sociedade, analisar a realidade local visando identificar problemas e suas causas, conhecer os limites e potencialidades do município, apresentando propostas para superar os entraves e aproveitar melhor as potencialidades; avaliar periodicamente os planos, programas e projetos, analisando os seus resultados e fazendo propostas de correção e melhoria, entre outros.
Conforme o gerente da Emater de Juranda, os conselhos municipais podem contribuir muito para romper barreiras e abrir novas perspectivas para o desenvolvimento local. “Porque os conselhos são instrumentos de participação dos cidadãos na partilha do poder de decidir, para defender seus interesses e negociar caminhos viáveis que atendam os vários segmentos sociais”, diz Antonio Pereira de SouzaSegundo o gerente da Emater, os programas debatidos nessa reunião são ferramentas que podem desenvolver o meio rural do município de Juranda, atendendo a demanda principalmente do pequeno produtor rural e sua família. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nenhum comentário: