quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Aliubi realiza lançamento de mais um livro

O setor cultural de Ubiratã teve mais um evento marcante para a história do município. Aconteceu sábado à noite, 06, o lançamento de mais um livro editado pela Associação dos Literatos de Ubiratã, Aliubi.
A solenidade se deu no auditório da Casa da Cultura, quando aconteceu o lançamento da 14ª coletânea, intitulada Poesia Nossa de Cada Dia. O evento contou com a presença de autores de poesias da obra e participantes do concurso de poesias Dina Di Martini, realizado no decorrer deste ano pela própria Aliubi.
De acordo com Joacir Zem Ranieri, presidente da Aliubi, o livro tem participação de pessoas de outras cidades. São 102 poesias, de 25 estados e cinco paises além do Brasil. Na ocasião foram premiados os vencedores da quarta edição do concurso Dina Di Martini, cujos melhores colocados ganharam o direito a ter sua poesia publicada nesta obra e ainda receberão exemplares e troféus.
O primeiro colocado, que é da cidade de Sapezal (MT) receberá via Correios seus 200 exemplares mais um troféu. O segundo, 100 exemplares e troféu; o terceiro, que é de Ubiratã e se chama Salvador Donizete Nazareth, recebeu 50 exemplares e troféu; o quarto, 30 exemplares e o troféu; e o quinto, Adilson Fratucci, levou o troféu e mais 20 exemplares da obra. Do sexto ao qüinquagésimo lugar os autores concorrentes receberam cinco exemplares e um certificado de participação, expedido pela Aliubi.
Joacir está contente com a participação principalmente dos jovens. “A juventude tem abraçado a causa da Aliubi, que saltou de 70 membros há dois anos para 112 agora, cuja maioria é jovem”, comenta o presidente. Ele explica ainda que também no cenário nacional a participação de jovens nas edições da Aliubi é grande, uma vez que há participação de diversos estados e também de pessoas que moram em outros paises. “No lançamento passado tínhamos cerca de 1.600 participantes inscritos na Aliubi e agora já contabilizamos quase dois mil inscritos”, informou Joacir.
A Associação dos Literatos de Ubiratã completou 20 anos em meados de 2008, com uma história de lutas e conquistas, mas também bastante desafios, principalmente porque em certos tempos de sua história ficou desprovida de apoio cultural do poder público, pois a mesma não possui fonte de renda para manter suas atividades. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: