terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A boa comunicação

"Uma associação não tem cara e não tem alma.
Tem história, mas não tem histórias. Caras e histórias
têm as pessoas que
trabalham na associação, que são também as que lhe fornecem a alma."
Luiz F. Veríssimo

A tarefa de qualquer pessoa, física ou jurídica, é gerar melhor qualidade de vida. Talvez seja essa a primeira missão atribuída ao ser vivente durante sua peregrinação pelo planeta Terra. Obrigação do vivente e do que ele criar. Também das coisas sem vida. Para isso, ao vivente é emprestado talentos e aos inanimados, qualidades.

Daí a razão de sempre termos que nos perguntar: Por que existo? O que estou fazendo aqui? O Sistema de Comunicação do Vale - SCV - tem bem definida a razão de sua existência. Informar, divertir, educar, servir a pessoa que está no médio vale do Piquiri. E, no dia-a-dia, tem dado prova disso.

Difícil aquele que não liga, logo ao amanhecer, o seu receptor nas ondas ZYJ 318, dos 1.110 kz, da nova Rádio Clube, ou sintoniza seu televisor no Canal 4, da TV Vale, afiliada da TV Cultura (Caramba, Ubiratã tem até canal de televisão!) e, todos os sábados para ler, não procura o seu exemplar do jornal O Vale do Piquiri. Esses são os produtos do SCV que, para sua oferta à população regional, mobiliza 27 pessoas. Esses profissionais se esmeram para fazer uma comunicação radiofônica, televisiva e gráfica de excelente qualidade. Três postulados de ação são adotados por seus diretores Nazir Chaves e Orlando Santos e por todos os trabalhadores do SCV: respeito à dignidade humana, máxima consideração aos anunciantes e consumidores das informações e fidelidade das notícias.

É nós, que formamos a grande legião de ouvintes, telespectadores e leitores do SCV, comprovamos isso. Percebemos o seu engajamento em campanhas sérias e meritórias porque sempre visam a comunidade regional. O comprometimento do SCV é com o decente, o honesto e contemporâneo. O SCV é moderno e, respeitando o tradicional, enxerga a necessidade da região através de seus políticos e comunitários, instituições e instrumentos estarem na vanguarda.

O que escrevemos não são meras palavras. Quem acompanha o dia-a-dia de SCV sabe que são verdades. Um retrato, por exemplo, do comprometimento com o decente, honesto e moderno está na presença diária do padre Reginaldo Manzotti nas ondas da nova Rádio Clube e na TV Vale e, fisicamente, no sábado, 29, em Ubiratã, quando atraiu milhares de pessoas para participar da celebração da Missa da Família do Vale e para assistir ao Show de Evangelização.

Sem dúvida foi um evento graúdo, como poucas vez Ubiratã e região têm presenciado. Também, para comprovar a contemporaneidade e a vanguarda, lembro o Show-Baile de Eric & Macário que acontecerá no próximo sábado, dia 13, na Arcapu-Ubiratã, festejando o sertanejo universitário e homenageando o prata-da-casa Eric, como tem feito com tantos outros "bichos de Ubiratã". E o tradicional? Cadê o apoio ao tradicional? poderia perguntar alguém mais afoito. Como resposta, bastaria recordar a fantástica apresentação da famosa dupla Lourenço e Lourival para comprovar o carinho do SCV com o tradicional. Essa dupla é o que existe de melhor no Brasil da música sertaneja raiz.

Uma coisa, porém, é igual em todas as empresas. O que faz o sucesso não são as máquinas e equipamentos, por melhores e mais atuais que sejam. O que dá cara, alma e escreve a história da entidade são as pessoas que nelas trabalham. São essas pessoas, dentro do seu conhecimento profissional, que devem ter o tirocínio do que é melhor para a coletividade e isso trabalhar.
No caso do Sistema de Comunicação do Vale, os seus 27 trabalhadores sabem disso, por isso, dão tudo de si para oferecer o que há de melhor.

Nenhum comentário: