terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Vereador pede ensino fundamental em tempo integral

As escolas municipais de Ubiratã terão ensino fundamental em tempo integral a partir de 2010. a proposta é do vereador Marcos Retamiro, que na sessão desta semana apresentou sugestão ao Poder Executivo para que crie a lei que regulamentará esta iniciativa. O vereador explicou que fez a sugestão pelo fato de ser impedido a qualquer vereador propor um projeto de lei que crie despesas para a administração do município.
Marcos Retamiro fez uso da tribuna para apresentar aos demais integrantes do Legislativo como funcionará o ensino integral. Apresentou vídeos ilustrativos e material impresso, com detalhamento do projeto. Na proposta do vereador, a criança entraria nas escolas antes da 8:00 da manhã e sairia por volta das 17:00, fazendo três refeições na escola e desenvolvendo diversas atividades extra-curriculares.
Para a manutenção da alimentação dos alunos seriam criados três suportes, sendo o programa de alimentação escolar (com horta comunitária e compra direta do produtor), o projeto prato limpo (onde os alunos servirão a própria refeição e serão incentivados a não desperdiçar comida) e a capacitação das merendeiras (no aproveitamento adequado de verduras e legumes para a elaboração de pratos variados).
Para que éster projeto seja efetivado pelo Poder Executivo há a necessidade de que seja constado na Lei Orgânica do município, mas o vereador garante que este dispositivo já está no documento, o que facilita a tramitação doravante. Quanto ao prazo para que entre em funcionamento o vereador propôs o ano de 2010, uma vez que no decorrer de 2009 as escolas efetuariam as adaptações necessárias para começar as atividades. Em um aparte o vereador Lauro Hryniewicz lembrou Retamiro que já neste ano havia solicitado que fosse implantado o ensino em tempo integral na Escola Cleide Maria Zamprônio, com vistas a beneficiar crianças da Vila Recife. Lauro sugeriu que o município estude a possibilidade de transformar sua sugestão em um projeto-piloto para a sugestão de Retamiro.
A proposta do vereador marcos Retamiro foi elogiado pelos demais vereadores e as vereadoras, tendo sido também acatada por profissionais do Magistério que acompanhavam a sessão. Foi aprovada por unanimidade em primeira votação e volta a ser discutida na próxima sessão. O projeto sugerido por Retamiro reserva duas escolas onde não seria implantado o ensino em tempo integral para acolher aquelas crianças que apresentarem incompatibilidade com a permanência na escola por todo o dia. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Um comentário:

Anônimo disse...

É em propostas assim q temos q apoiar , com certeza c for aprovada o nivel de ensino e estruçao das crianças de ubiratã sera muito elevado , sendo tambem muito importante para os pais que terao a certeza de que seus filhos estão em lugares seguros.
moro em joinville a 3 anos e conheço casos de implantaçao de escola integral que derao muito certo ,acredito que com esse proposta ubiratã e seus jovens tem muito a crescer .