terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Médico cascavelense ministra palestra sobre câncer

Luiz Augusto Militão da Silva, médico do Centro de Oncologia de Cascavel (Ceonc) esteve na noite de quinta-feira da semana passada, dia 27, no auditório do Colégio Estadual Carlos Gomes, onde proferiu palestra para um grupo de moças e senhoras. O assunto em pauta foi o câncer, em suas diferentes formas de afetar a pessoa humana.
As atividades fizeram parte da semana nacional de conscientização e combate ao câncer de mama, num trabalho que envolveu a secretaria de saúde do município e o Provopar. Na abertura a vereadora Sandra Trevelin comentou sobre iniciativa de sua autoria que resultou na criação do dia de co bate ao câncer de mama em Ubiratã, o que coincidirá com a data nacional, no dia 27 de novembro. O câncer de mama é um dos mais violentos, sendo o responsável por grande número de óbitos entre pacientes, mas se detectado em sua fase inicial pode ser curado. Militão confirmou a incidência de câncer de mama também entre a população masculina, apesar de ser em proporção bastante inferior às mulheres.
O médico, que tem muitos anos de experiência em trabalho na área de atendimento a pessoas portadoras da doença, abordou as diferentes manifestações cancerígenas e esclareceu questionamentos levantados pelos presentes. Ele entende que os cuidados devem ser constantes, pois vários tipos de câncer podem ser tratados com sucesso se forem detectados em tempo hábil.
O então secretário Edmund Behrend destacou a importância da participação do médico cascavelense naquele evento, uma vez que a preocupação as da secretaria de Saúde é no sentido de oferecer condições para que homens e mulheres ubiratanenses tenham mais saúde e vida de qualidade. Uma das formas de alcançar este sucesso é ampliando o atendimento à população através do programa saúde da Família, que saltou de apenas uma unidade no início de 2005 para cinco ao final deste ano. Nestas unidades, uma das atividades é reunir as pessoas para repassar informações sobre as doenças e orientar quanto às formas de prevenção.
A doença – Entre os diversos tipos da doença o câncer de pulmão pode ser considerado o pior, na opinião de Luiz Augusto. “É um câncer extremamente comum e é um câncer extremamente difícil de curar”, salientou, explicando que por outro lado é um tipo de câncer fácil de ser prevenido, bastando não fumar. “A chance de uma pessoa que não fuma ter câncer de pulmão não é zero, mas é pequena”, afirmou Militão.
A maioria dos tipos de câncer pode ser curada, se diagnosticado com precocidade. “O grande problema é este”, explicou o médico, uma vez que muitos tipos de da doença não apresentam sintomas a não ser quando já estão em estado avançado. Os tipos que atacam a parte interna são os piores e mais difíceis de alcançar a cura, segundo o médico, como o câncer de pulmão, câncer gastro-intestinal e do pâncreas.
Na classe feminina os dois que mais preocupam são o câncer de mama e o de colo do útero. Mas estes já estão com meios de serem diagnosticado com precocidade, o que permite a cura. O câncer é a segunda causa mais comum de morte, só perdendo para as doenças cardiovasculares.
Luiz Augusto Militão disse que sua atuação como médico como que se confunde com o trabalho na área de câncer, pois desde a faculdade de Medicina já freqüentava hospital especializado nesta doença, isto há cerca de 24 anos. Agora já contabiliza cerca de 18 anos atuando somente na área de câncer. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: