terça-feira, 16 de dezembro de 2008

REQUIÃO REAGE

O Paraná marcou presença mundial nesta semana, ao realizar o “Seminário: rumos e verdades”, sobre a crise econômica que se abate no planeta, espargindo temores generalizados. Foi um importante evento internacional. Em momento de rara inspiração o Governador Roberto Requião e sua equipe administrativa, optaram por uma decisão brilhante para discutir e aprofundar a análise sobre a crise. Foram convidados representantes de varias nações, que atuaram em conferências de alto nível. A economia mundial era o objetivo. Presentes: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Portugal, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Venezuela, entre outros. O objetivo era dissecar a crise, tentar buscar luz e rumos sobre a tempestade econômica mundial. Claro, uma louvável ousadia, um gesto de grandeza do governador Roberto Requião. O comparecimento público foi expressivo e os resultados foram imediatos, pelo menos para levantar aspectos sobre o grave problema e possíveis desdobramentos.
Neste ponto devemos destacar os erros daqueles, que por ignorância e preconceitos desconhecem os meandros e rotas por onde flui o desastre. Antes de tudo ficou bem claro que o fenômeno existe, é grave e a escala é mundial. Enganam-se os que teimam em acreditar que o problema é apenas americano e que por lá ficará. Errado. Embora gerada nos Estados Unidos, ela tem caráter abrangente e atingirá toda a economia mundial, com níveis variáveis de gravidade para cada parte do mundo. Desconhecer a realidade é insensatez ou preconceito sobre suas causas básicas. As providências imediatas estão germinando na cabeça dos banqueiros: “cortar gastos com a saúde, educação, moradia, direitos trabalhistas e desregulamentar o trabalho, desemprego em massa” e vai por aí como já falou o Governador. Pura loucura. Guerras não mais seriam saídas. Depois da disseminação da arma atômica, elas não são mais praticáveis. O Seminário Internacional foi um acontecimento importante funcionando como um alerta para a humanidade. Apesar da busca frenética de saídas o final está distante e o percurso no momento é imprevisível.
Finalizo protestando contra o inaceitável obscurantismo decretado pela chamada “grande imprensa nacional” com relação a evento de tamanha importância. Atraso, interesses misteriosos ou puro desrespeito à população que não é analfabeta? Registro a indignação e protesto. Tal conduta atenta contra a própria dignidade do País.

ANTENA
*** PROVÉRBIO CHINEZ - Se você precisa jogar, decida três coisas antes de começar: as regras do jogo, os limites e a hora de parar.
*** ANATOLE FRANCE - O homem é de tal jeito que só consegue relaxar de um tipo de trabalho começando outro.
*** MALCOLM X - Ninguém pode lhe dar liberdade. Ninguém pode lhe dar igualdade ou justiça ou nada. Se você for homem, você conquista.
(J.Rodrigues Neto)

Nenhum comentário: