quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Entre aspas"

- Dinheiro é bom, mas...
"É bom ter dinheiro e as coisas que o dinheiro pode comprar, mas é bom verificar de vez em quando e se certificar de que você não perdeu as coisas que o dinheiro não pode comprar." George H. Loriner

- Notícia boa,
dizem, não é boa para notícia. Essa, porém, é espetacular. Além do prédio escolar orçado em R$ 2 milhões, o deputado Caíto Quintana conquistou para Ubiratã uma Biblioteca Cidadã. Segundo comentário do prefeito Fábio a escola será construída nas proximidades do Jardim São Paulo e a biblioteca no Conjunto Habitacional Boa Vista.

- E a ExpoBira?
Sem dúvida é a grande festa de Ubiratã. Esse prefeito Fábio também sabe das coisas. Ao franquear o ingresso ao recinto da ExpoBira, agrada a família ubiratanense e muitos moradores da região. A expectativa era grande e foi o "destino" de muita gente.

- Vereadores de Campina
Os nobres edis de Campina da Lagoa têm em suas mãos uma tarefa difícil. Resolver o problema de construção do novo prédio da Câmara Municipal. Já foi liberado 70% do orçamento financeiro contratado e a obra está apenas a 35% da construção. O que fazer? É parada para gigantes, por isso eles vão resolver.

- Ubiratanense na Academia de Letras do Brasil
Dos imortais da Academia de Letras do Brasil, quatro são do Paraná. Um deles, José Feldman, escritor, poeta, trovador e gestor cultural, é de Ubiratã. Sua posse como Escritor Imortal acontecerá em agosto, na Câmara dos Vereadores de Piracicaba (SP).

- Grande magnitude
É expressão que tanto o prefeito Fábio, quanto o presidente da Câmara, Baco, usam com frequência. E usam com extremada razão quando se referem à reurbanização da Vila Recife e Avenida dos Pioneiros. Vale a pena visitar essas duas localidades de Ubiratã, com olhos de ver, para a gente também dizer: É, realmente são obras de grande magnitude!

- Velharia
Casa própria e saúde são os dois maiores sonhos dos idosos; 54% dos aposentados recebem um salário mínimo; só 7% têm previdência privada; e 78% dos idosos se consideram felizes.

- Altamira do Paraná
O prefeito João Paulo caprichou na festa do 27º aniversário de seu município. O Carneiro Recheado estava mais do que saboroso. Todos os shows agradaram bastante. Destaque para a 5ª Corrida Rústica (4.200 metros para adultos) e para o IV Femusalta - Festival de Música. A festa toda foi um sucesso, que só não foi maior que a hospitalidade do povo altamirense para seus convidados. Esse jovem prefeito Paulinho é muito ativo!

- Correios
De primeiro era contra os bancos, agora recrudescem as reclamações quanto à demora de atendimento no Correio de Ubiratã. Parece que falta funcionário.

- Janela de nossa história
Estava na hora de nascer quem decidisse aproveitar o tesouro deixado em Ubiratã pelos índios, espanhóis e bandeirantes. Empreendedores como Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho souberam aproveitar essa riqueza. João Pedro nasceu em Bebedouro (SP), na data de 5 de agosto de 1 910, filho de Ascânio Moreira de Carvalho e Eliasib Machado de Carvalho. Ênio viria ao mundo um pouco depois, em 12 de junho de 1 917, na cidade paulista de Penápolis, filho de João Pipino Primo e Rosa Francischetti Pipino. Enquanto João Pedro e Ênio cresciam, a região da futura Ubiratã começava a ser reconhecida como promissora, pois toda a área Oeste do rio Ivaí até o Piquiri já registrava ascendente movimentação de tropeiros e comerciantes guarapuavanos e mato-grossenses.

- Pegou ar

Da mesma maneira que não soube prestar contas à Justiça Eleitoral, a vereadora Sandra Trevilin, de Ubiratã, não soube ler a notícia publicada nesse jornal na edição passada e nem ouvir o comentário feito pelo dr. Valdir, na Rádio Clube. Em nenhum momento foi escrito ou falado que ela "terá" seu mandato cassado. O que se escreveu e se disse que ela "poderá ter" seu mandato cassado. O destempero emocional e verbal da vereadora certamente é por conta de seu desejo que a Imprensa não cumpra sua missão de noticiar fatos. Porventura não cabe ao povo saber dessas coisas? Desde o final do ano passado o SCV sabia da situação irregular das contas eleitorais da vereadora, mas aguardou o julgamento final para noticiar.

- Nada escondido
A Câmara de Ubiratã cumpre sua missão de fiscalizar. Por unanimidade os vereadores criaram uma Comissão Especial de Investigação, composta pelos edis prof. Beraldo, Cidão do Lux e João Perninha, para apurar as denúncias levantadas contra o secretário municipal Neri Vanderlinde.

- Mamborê
O prefeito Henriquinho e o diretor do Departamento de Esportes, Marco Detoni, estão satisfeitíssimos. Apoiaram os karatekas da Associação Gogu Mam para participarem da Zonal Sul Sudeste, promovido pela CBKI - Confederação Brasileira de Karatê Interestilos, em São Paulo, e eles obtiveram excelentes resultados, elevando o nome de Mamborê. O prefeito Henriquinho está ligado a tudo o que é bom para seus irmãos mamboreenses, parabéns!

- De tirar o chapéu
Para todos os servidores municipais e contratados (margaridas, garis, trabalhadores nos caminhões que recolhem lixo de quintal e caliça) que mantêm Ubiratã limpa.

- De jogar o sapato
Nos motoristas de caminhão de material de construção e lixo que, muito carregados e sem cobertura, espalham suas carga e sujam a cidade.

- Mato tem olho, parede tem ouvido
Aí, sentados na "Pedra", o "véio" reclamando: - Cê veja, a empresa taí há mais de 30 anos e a Prefeitura não prestigia. O Prefeito não dá uns trocos para ajudar a sustentar e nem vai lá! Foi quando um corretor, que ouvia o chororô, disse: - É meu, a pior coisa que tem na sua atividade é jogar duro na eleição e errar o quadrinho, nós já vimos esse filme antes. E um terceiro arrematou: - E vocês já vêm errando faz tempo, até parece que são contra o progresso de Ubiratã. O "véio" levantou-se e saiu correndo e gritando: - Um dia eu acerto!... Os dois também gritaram: - Cuidado pra não ser muito tarde!

- E o Edinho, então?

Uma pessoa normal come durante um ano algo em torno de uma tonelada de alimentos. Dá para acreditar?

- Campina da Lagoa
A prefeita Célia tem sido incansável na busca de benefícios para sua gente. Esteve na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) reivindicando casas populares para moradores de sua cidade. Esteve no local de vacinação de idosos contra gripe, estimulando-os e dando prestígios aos trabalhadores da saúde. Junto com o vice-prefeito Saulo e com os vereadores Rafhael, Célio, Sérgio e Mozart, foi à posse do Conselho dos Ministros Evangélicos de Campina da Lagoa. Entre tanta coisa bonita tiveram oportunidade de ouvir no discurso de posse do pastor Aggeo de Oliveira: "É mister que unamos nossas forças para abençoarmos Campina da Lagoa." É o que a prefeita Célia tem procurado fazer: unir forças.

- Ubiratã grande
Você já caminhou pelas ruas de comércio de Ubiratã prestando atenção nas fachadas e vitrinas de nossas lojas? Confesse! Não sentiu pelo menos uma pontinha de orgulho de ser ubiratanense ao ter empresários tão cuidadosos com suas empresas? É isso que constrói a Ubiratã grande.

- Feiinho
Feliz da vida o comunicador Jabuti comentou feliz com a família que o "chefe" Nazir lhe encomendou entrevistas com os vereadores para a TV Vale. A decepção veio quando, na hora da filmagem, o Nazir falou: - Ói, Jabuti, você faz assim, colocando o microfone na frente da câmera, não precisa aparecer. - Não aparecer, por quê? - É que você é muito feiinho!

- Conseg
Tomou posse no dia 5 a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Ubiratã. Presidente: o empresário Valdenir Alves de Souza, o Ninil, e vice-presidente o empresário Alex Adriano Vieira. O Conseg é a representação dos cidadãos que mantém estreito contato com os órgão de segurança da comunidade. Parabéns! Auguramos sucesso, agradecemos a disponibilidade e também nos colocamos à disposição.

- Eu. heim?
O velhinho libanês está nas últimas. O padre está a seu lado e lhe fala no ouvido: - Antes de morrer, Abud, reafirme sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo e renegue o demônio! Irritado, com a voz trêmula, o velhinho reclama: - Ói, brimo, para de me pressionar! Enquanto não souber para onde eu vai, não quer ficar mal com ninguém!

Nenhum comentário: