quarta-feira, 20 de maio de 2009

Parceria promove campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante uma semana as vitrines das lojas de Ubiratã serão dominadas pela cor vermelha. Trata-se de uma mobilização pela passagem do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, oficializado em 18 de maio.
A ação começou na segunda-feira e vai até o dia 24. A proposta, comenta a secretária da ação social e presidente do Provopar, Luciane D’Alécio, é alertar a população através da sensibilização para que se mobilize e faça parte da luta juntos. “O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes graves que comprometem o futuro da vítima. A omissão da sociedade gera dificuldade na identificação e resolução do problema”, argumenta.
O símbolo da campanha nacional este ano é o pierrô com uma lágrima. O intuito é remeter a imagem de felicidade trazida pelo boneco e o carnaval, enquanto a lágrima mostra o sofrimento e a tristeza que representam os crimes cometidos contra crianças e adolescentes.
A assistente social, Ana Carolina Rinaldi, salienta que grande parte dos casos de violência sexual contra as crianças acontece mais próximo do que se imagina. “Essa situação é uma das piores formas de desrespeito ao ser humano. É necessário que a família, comunidade, sociedade e pode público assegurem a efetivação dos direitos referentes à vida, saúde, alimentação e educação”.Os parceiros destacam que as pessoas que quiserem participar da campanha bastam usar roupa vermelha e ajudar a efetivamente combater a exploração sexual de crianças e adolescentes denunciando os casos de maus tratos. O Disque 100 é uma ferramenta usada para auxiliar no combate desses casos em todo o Brasil. O sistema ainda mantém em segurança a identidade do denunciante. (FOTO: ILUSTRAÇÃO)

Nenhum comentário: