quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ubiratanense é indicado como Escritor Imortal da ALB

O escritor ubiratanense José Feldman, 54, poeta, escritor, trovador, e representante de Ubiratã junto à União Brasileira dos Trovadores, foi indicado pelo próprio presidente da Academia de Letras do Brasil, Mário Carabajal, para a Cadeira Vitalícia da Academia. A indicação veio após o escritor ter conquistado, no final do ano passado, um lugar como membro da Ordem Nacional dos Escritores (ONE), em virtude de seus trabalhos de pesquisa e divulgação da literatura brasileira, por intermédio de seu portal “singrandohorizontes.blogspot.com”. A página da internet vem atingindo não só o território brasileiro, mas diversos países do continente americano e Europa.
O trabalho de José Feldman foi iniciado com um boletim literário distribuído pela internet aos literatos do Brasil, leitores em geral, escolas e universidades, o que lhe rendeu a inserção de seu trabalho na Casa Legislativa Maçônica.
A construção do blog literário é uma espécie de tentativa de unificar os literatos do Brasil. Ele considera que o portal funciona como construir um caldeirão único onde se misturam todos os literatos de todas as partes do mundo, e servir deste caldo à população brasileira, e distribui-lo a todas as pessoas de todos os continentes.
Para Vânia Maria Souza Ennes, presidente da União Brasileira dos Trovadores do Paraná, é com grata emoção que a diretoria desta agremiação vem acompanhando o trabalho de José Feldman. “Dia após dia Feldman se supera na arte de produzir, criar e disseminar a cultura poética e literária no âmbito nacional e internacional. Cada vez mais, podemos observar a sua sensibilidade que está exposta, claramente, no Pavilhão Literário Cultural Singrando Horizontes e que muito orgulha o nosso Paraná. É um belíssimo desempenho cultural. A oportunidade de poder apreciar seu site, ler, reler, participar, aprender com ele, são atitudes que nos induzem seguir adiante e, nos fazem muito bem”, enfatiza Vânia Ennes.José Feldman nasceu em São Paulo, capital, em 1954. Morando em Ubiratã desde 2001, escreve há cerca de 48 anos. Falando sobre a importância desta posse para a sua pessoa diz que ser imortal da ALB é uma das maiores honras que se pode receber dentro da cultura brasileira. “São poucos os nomes que existem nas Academias de Letras brasileiras, mas o fato de ter meu nome no mesmo patamar de Machado de Assis, Aurélio Buarque de Holanda, Emílio de Menezes, me deixa um pouco envaidecido”, comentou. Ele aponta para o fato de que assumir esta cadeira não é apenas ter o seu nome imortalizado para as futuras gerações. “É uma responsabilidade muito grande, pois o trabalho que venho realizando ao divulgar as nossas personalidades literárias, não pára por aqui. A ALB é uma mola propulsora para um maior desenvolvimento do que escrevo, e que me abre novas portas na cultura de nosso imenso país. Possuímos muitos valores, mas desconhecidos pelos próprios brasileiros. Ser Imortal é arregaçar as mangas e partir para o trabalho para engrandecer esta nossa nação”, disse Feldman, que cita a expressão de Monteiro Lobato: “Uma nação se faz com homens e livros”. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

5 comentários:

Anônimo disse...

Este garoto merece e muito mais pelo que tem feito pela literatura. Te-lo na Academia de Letras é que a tornará ainda mais prestigiada. Parabéns, Ubiratã.
Vincenzo Vendramini - escritor
Brasília/DF

Anônimo disse...

É uma felicidade enorme ver este menino chegar nas alturas. Em meio a tanta falta de cultura do povo brasileiro, que prefere ficar jogando jogos na internet a ler algum livro, fazendo conforme pesquisas com que o povo brasileiro seja considerado ignorante perante o mundo, Feldman faz a diferença. Ele sempre deu o sangue pela cultura, contudo seu trabalho sempre foi pouco reconhecido. Agora ele sobe como um rojão. É bom, muito bom ver que ainda existe alguma consciencia nos meios culturais para ver o verdadeiro baluarte de nosso povo.
Andreia Mattos Carone - poetisa
Brasilia/DF

Anônimo disse...

Este é nosso craque! Dando de goleada. Parabéns por ter alcançado a ALB, uma das mais respeitadas no mundo. Seu nome merece estar no mesmo nível de Umberto Eco na Academia. É isto aí garoto. Nós da Associação de Literatos de Santa Cruz nos orgulhamos de te-lo conhecido e pela grande força que nos deu para ganharmos espaço em nossa cidade. Você merece tudo o que falam, e olha que não falamtudo
que deveriam. Você honra a nossa literatura, o Paraná, sua cidade Ubiratã, e nossos ilustres acade^micos.
Congratulações efusivas da Associação.
Voce esta com a bola toda. Podes ter certza, uma enorme galera está te aplaudindo de pé.

Pedro Cunha Holsbather
Presidente da Associação de Literatos de Santa Cruz

Anônimo disse...

Venho parabenizá-lo pala indicação que recebeu, merecidamente, devido todo seu trabalho em prol da cultura, das artes e das letras de nosso país!
Enquanto trovador, da UBT, enquanto acadêmico das Letras e enquanto brasileiro, sonhador, que ainda anseia um país melhor, mais justo, mais culto, com maior acesso à educação, tirando das mãos das elites a concentração do saber e o ter, fico sempre emocionado quando pessoas como você, que tanto fazem, recebem estas homenagens, mais do que justas! Parabéns novamente!
Paz e Luz, hoje e sempre!

LUIZ ANTONIO CARDOSO
Presidente da Seção de Tremembé-SP da UBT
Da Academia Taubateana de Letras

Anônimo disse...

A UBT Estadual do Paraná, em nome da diretoria, está orgulhosa por você pela conquista alcançada.
Estamos completamente convencidos de seu talento literário que dissemina a cultura poética-literária de norte a sul do país.
Você difunde o bem, o belo e há muito já entendeu que o trabalho feito com amor é aquele que torna a vida mais bela e muito mais florida.
Parabéns Feldman, nosso prezado delegado municipal da UBT de Ubiratã, receba nosso abraço pela posse na Academia de Letras do Brasil.
Que deus lhe envie de presente um turbilhão de novas idéias que elevarão, ainda mais, o seu espírito e a sua alma.
Vânia Maria Souza Ennes (presidente da UBT/Paraná)