terça-feira, 14 de outubro de 2008

20 anos da Sicredi são comemorados com palestra em Ubiratã

Centenas de pessoas de Ubiratã e municípios vizinhos participaram de evento em comemoração aos 20 anos de existência da cooperativa de crédito Sicredi Vale do Piquiri. O evento se deu no salão de eventos Cilico, na noite de quinta-feira, 09, quando houve uma palestra sobre diversificação econômica e desenvolvimento social, ministrada por Walter Heck, prefeito de Crissiumal, município situado na altura da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
“O cooperativismo de crédito é uma forma diferente de instituição financeira”, comentou Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri, destacando que o crescimento registrado nestes vinte anos se deve ao esforço, à confiança e á credibilidade dos associados e colaboradores, que fizeram da Sicredi Vale do Piquiri uma das melhores cooperativas de crédito do Brasil. “É de fundamental importância a participação do associado”, reiterou Jaime Basso, manifestando agradecimentos aos associados de todos os municípios da região, que contribuíram para o crescimento da cooperativa ao longo destes vinte anos. O presidente anunciou que em breve a Sicredi estará lançando o cartão de débito e crédito próprio, o que vai facilitar a vida de seus associados.
O palestrante Walter Heck se mostrou entusiasmado com o crescimento que o sistema de crédito cooperativo vem conquistando e mostrou experiências vividas em sua região. Com a entrada da monocultura da soja em fins dos anos 60 e a população de seu município teve redução de 50%. Mas há cerca de doze anos foi implantado no município de Crissiumal um pacto de desenvolvimento, onde foram buscadas alternativas para a geração de renda na pequena propriedade rural. “Por conta disto, passado cerca de uma década, como organizar cerca de 50 agro-indústrias, o município passou a ser o maior produtor de leite do estado e a população rural voltou a crescer”, disse Walter Heck. Segundo ele, o número de habitantes da zona rural do município aumentou em cerca de 10%.
“O tamanho da propriedade não é determinante no sucesso do negócio e sim o grau de conhecimento, de diversificação responsável, e da atividade econômica que se exerça sobre ela“, comentou Heck.No registro o palestrante Walter Heck, ao centro, com Euclides Molina, Jaime Basso, Amarildo Agnolin e Osmar Bertoli Junior. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: