domingo, 5 de outubro de 2008

Eleições seguem ritmo pacifico em Ubiratã

Até o final da manhã deste domingo, 05, o clima era de total paz em todos os locais de votação da cidade de Ubiratã. Muitas pessoas se aglomeraram diante dos locais de votação, que sempre foram muito bem vigiados tanto pela força policial quanto pela Justiça Eleitoral e os fiscais de partidos.
Em Ubiratã a eleição envolve 72 candidatos a vereador, que concorrem às nove vagas do Legislativo. Dois candidatos disputam a cadeira do Executivo, sendo Fábio de Oliveira D’Alécio (PPS), que concorre à reeleição, e Antônio Menezes da Silva (PTB), que faz sua segunda tentativa de chegar ao cargo. Na eleição passada Menezes teve sua candidatura impugnada e foi substituído por João Petrica.
A Comarca de Ubiratã engloba os municípios de Ubiratã e Juranda, sendo que em Juranda são 23 urnas distribuídas em 07 locais de votação, perfazendo o perímetro urbano e distritos. Em Ubiratã são 60 urnas, distribuídas em 11 locais de votação, na cidade e no Distrito de Yolanda. Um dos pontos mais movimentados no período da manhã foi o Ginásio Municipal de Esportes, onde estão disponibilizadas nove urnas.
O local com maior aglomeração de urnas em Ubiratã é o Colégio Estadual Carlos Gomes, com 11 urnas; a menor quantidade está no Distrito de Yolanda, onde estão disponíveis apenas três urnas, mesma quantidade de outros dois locais do perímetro urbano, o Grupo Escolar Antonio Lacerda Braga e a APMI.
Segundo os dados oficiais o município de Ubiratã possui população de 21.214 pessoas, com 14.021 eleitores, números que devem ter sofrido mudanças principalmente na parte de eleitores, devido à saída de diversas pessoas para o exterior. Estimativa é de que cerca de 13 mil votos sejam válidos no município para este pleito.O único caso no período da manhã que ganhou maior repercussão foi um desentendimento havido em sessão no Ginásio Municipal de Esportes (foto), um dos pontos de maior aglomeração de urnas. Segundo informações extra-oficiais, um eleitor estava votando acompanhado de uma criança. A uma candidata a vereadora teria tentado impedir que a criança acompanhasse o pai durante o voto e recebeu informações dos mesários que era permitido tal procedimento. A candidata reagiu em voz alta e foi abordada por um delegado de partido e houve trocas de empurrões. O delegado procurou a Polícia, momento em que a candidata proferiu ofensas pessoais ao delegado, mas a mulher não foi presa. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

Nenhum comentário: