quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Safra de verão poderá ser de 130 mil hectares na região

A região de Ubiratã poderá plantar cerca de 130 mil hectares com lavouras de soja e milho na safra de verão cuja semeadura já começou. A estimativa é de José Carlos Braciforte, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri (AEAVP). A entidade, sediada em Ubiratã, engloba os municípios de Ubiratã, Juranda, Campina da Lagoa, Nova Cantu e Anahy.
O engenheiro agrônomo explica que deste total o milho ocupará área entre sis mil a sete mil hectares, ficando o restante para a cultura da soja. Se as condições climáticas forem favoráveis, esta área cultivada pode produzir cerca de sete milhões de sacas de grãos. Parte desta produção será transformada em ração para a sustentação das criações de suínos e frangos, alimentando outro setor da economia regional. O agrônomo atenta para a nova visão que profissionais e trabalhadores da agricultura estão utilizando sobre as produções de soja e milho, que não ficam na geração de grãos, mas são produções que com a industrialização serão transformados em proteína animal através da criações, principalmente de aves.
O plantio de milho, segundo Braciforte, teve a semeadura concluída neste final do mês de setembro, enquanto o plantio da soja foi iniciado, aproveitando as últimas precipitações registradas. Um problema enfrentado pelos produtores neste início de plantio da safra de verão foi a queda de temperatura ocorrida no início da primavera, quando chegou-se a perceber geada em terrenos baixos. Mas com o aumento da temperatura na semana que passou a situação ficou mais confortável para os produtores que vão trabalhar com variedades mais precoces.“É muito importante que o agricultor siga as orientações agronômicas com relação à cultivar, seu ciclo, época e densidade mais adequada do plantio”, comentou Braciforte (foto), orientando que os produtores a procurem seus respectivos engenheiros agrônomos para a obtenção das devidas orientações. Grande parte das cultivares utilizadas na região são de ciclo precoce, cujo plantio deve acontecer ainda no começo do mês de outubro. (FOTO: ILUSTRAÇÃO / O VALE)

Nenhum comentário: