domingo, 5 de outubro de 2008

Pela última vez Seminário é ponto de votação

Dentre os pontos de votação do município de Ubiratã o prédio do Seminário sempre foi um local onde muitos eleitores compareceram para depositar seu voto de confiança em seus candidatos já há muitos anos.
Mas esta eleição pode ter sido a última em que o local serviu para abrigar urnas de votação. A partir da próxima eleição o local seguramente deixará de servir para estes fins. A razão é que o prédio foi recentemente negociado e passou à iniciativa privada. O comprador já anunciou que transformará o local em um hotel três estrelas.
Popularmente conhecido como Seminário, o local recebia o nome de Centro Vocacional Santo Inácio. Pertencia aos jesuítas e foi construído nos anos 70, em trabalho encabeçado pelo sacerdote jesuíta Avelino ten Caten, já de saudosa memória. O local abrigava jovens de diversos municípios paranaenses, que dividiam o tempo com estudos curriculares em escolas públicas da cidade e a sua formação religiosa, visando a caminhada como jesuíta. Depois de passar pelo seminário de Ubiratã os jovens eram encaminhados a outras instituições dos jesuítas para dar prosseguimento aos estudos.A maior parte dos jovens que estudaram no Seminário de Ubiratã terminou por optar pela vida leiga. Mas levaram muito conteúdo para aplicar na vida, como cidadão e como católico. Com a crescente ausência de jovens interessados em estudos de tal natureza o local passou a ser inviabilizado, tendo sido ocupado já há alguns anos por uma faculdade a distância e eventos de interesse da comunidade local. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: