terça-feira, 28 de outubro de 2008

380 alunos da rede municipal se formam no Proerd

A secretaria da Educação e Cultura e a Polícia Militar realizaram na tarde de quinta-feira, a formatura de 380 crianças no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). A solenidade aconteceu no Anfiteatro Carlos Gomes e contou com a presença de pais, professores, autoridades municipais e representantes da Polícia Militar.
As atividades iniciaram no final de junho com os alunos de 4ª série de todas as escolas municipais e teve como educador social, o soldado da PM, Paulo Batista. Conforme explica, os formandos serão os multiplicadores do que aprenderam. “As crianças vão aplicar os ensinamentos em todas as pessoas que fazem parte do seu convívio. O melhor resultado alcançado é a consciência que eles criaram durante o período em que nos encontramos”, diz Batista.
Ao todo foram 14 turmas participantes, no qual, de cada uma saiu a melhor redação. Entre todas, a que mais se destacou foi a da aluna da Escola Municipal Antonio Lacerda Braga, Kauana Reynen. A pequena de 10 anos escreveu que o adulto é reflexo para as crianças; que o uso de drogas prejudica a saúde e gera violência; e que o mundo sem o consumo das drogas pode se tornar mais belo e justo.
A responsável pela secretaria da Educação, Jane Lima, enfatizou na solenidade que a prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros e que a participação dos pais é fundamental no desenvolvimento dos filhos.
O vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, disse não ter dúvidas de que os resultados são positivos. “Nós da administração municipal acreditamos que esse tipo de ação tem efeito e trabalhar com as crianças, garante que tenhamos adultos mais sensatos”, completou.
Para a mãe de um dos formando, Adilena Rocha Barros, o programa é ótimo. “Eles ensinam desde cedo mostrando que a bebida e o cigarro, por exemplo, não trazem nada de bom para a vida de uma pessoa. Isso é muito importante”, avalia.
Durante a formatura foi sorteada uma bicicleta, doada pela Bicicletaria Paraná. O vencedor foi o aluno da Escola Municipal Porto dos Santos, do distrito de Yolanda, Tailon Mosoli.
Entre as autoridades presentes estiveram o Capitão Milton José dos Santos, da PM de Goioerê, o Sargento Marcio Nascimento, da PM de Ubiratã, a vereadora Sandra Trevelin, a presidente do Conselho Tutelar Valdelice Lima, e a presidente do CMDCA Cristina Aparecida Soares de Oliveira. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: