quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ubiratã é campeão do JAP’s e representará o Paraná na fase nacional

Agora sim, em definitivo, os jogadores de futebol de Ubiratã podem ser chamados de “ouro da casa”. Depois de uma seqüência de seis jogos – cinco vitórias e um empate – a equipe conquistou o título de campeã na fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), realizado em Cascavel entre os dias 19 e 27 de setembro.
O jogo da final aconteceu no sábado, dia 27, no Estádio Olímpico contra Paranavaí. Ubiratã abriu o placar no primeiro tempo com um gol do atacante, Renan. A partida seguiu com os atletas pressionando, mas sem novos gols.
Foi aos 37 minutos do segundo tempo que o volante de Ubiratã, Marcinho, marcou mais um gol. Assim, a equipe segurou a partida encerrando em 2 a 0 e conquistando o 1º lugar.
O título é inédito para a cidade. Com a vitória, a equipe fica como a melhor do Paraná e representará o Estado nos Jogos Abertos do Brasil, que acontecem em novembro, em Fortaleza.
A proposta inicial do time era ao menos se manter no grupo de elite. Segundo o técnico, Edílson Duarte, permanecer na divisão A não é fácil. Ele argumenta que nenhum jogo da competição foi fácil. “Buscamos fazer o melhor para chegar ao primeiro lugar, a cada nova disputa sempre adaptávamos as estratégias”, explica.
O secretário do Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, afirma que os talentos de Ubiratã têm condições de competir com qualquer cidade do Estado e até do país. “Todos os municípios do Paraná almejam chegar nessa posição que Ubiratã chegou, ainda mais no futebol que é o esporte mais tradicional no Brasil. A dimensão dessa conquista é muito grande para nós”, enfatiza.

Trajetória
Para chegar ao 1º lugar, Ubiratã teve que enfrentar Umuarama, Paranaguá, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Campo Mourão e, por fim, Paranavaí.
O primeiro jogo foi contra Umuarama e ficou no 0 a 0. Depois, com Paranaguá o placar foi de 3 a 2 para Ubiratã. Marechal Cândido Rondon perdeu de 2 a 1. O time da casa, Cascavel, também perdeu e por 1 a 0. Nas semifinais, contra Campo Mourão o placar se repetiu: 1 a 0 para Ubiratã. A disputa da final pode ser considerada a revanche, pois no ano passado, Ubiratã também foi para a decisão do título contra Paranavaí.
Edílson considera que a permanência pelo segundo ano consecutivo na divisão A é muito importante. “Nossa equipe já estava reconhecida em nível estadual, agora passamos para nacional. Isso é resultado de um trabalho sério que estamos fazendo e do apoio que temos recebido”, afirma.Somente 10 municípios chegam à divisão A dos JAP’s. Com a participação do futebol masculino e handebol feminino, Ubiratã ficou com 28º lugar geral da competição. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: