domingo, 5 de outubro de 2008

Ubiratã elege o 13º prefeito de sua história

Logo mais à noite o município de Ubiratã conhecerá o prefeito que governará o município pelos próximos quatro anos, a contar do dia 1º de janeiro de 2009. É o 13º prefeito da história de Ubiratã, o 12º eleito por voto direto. Alguns dos homens que governaram o município desde a sua emancipação em 4 de novembro de 1961 ocuparam a cadeira do Executivo por mais de uma vez.
O primeiro prefeito foi Osmar João Bertoli, que governou por indicação quando da implantação de Ubiratã. O primeiro prefeito eleito pelo povo foi Alberoni Bitencourt, já de saudosa memória. Logo em seguida veio Tomaz Izidro de Lima. Com um mandato de apenas três anos esteve Áureo Zamprônio, que foi sucedido por Valderi Claudino da Silva; o primeiro destes dois continua em Ubiratã e o segundo atualmente reside em uma cidade da Paraíba.
Tomaz Izidro volta ao poder por mais quatro anos e seu sucessor, Raimundo Soares do Nascimento, governa por seis anos devido a mudanças na legislação. Depois vem Valdir Aparecido D’Alécio, que faz seu sucessor, Arnaldo Ferreira Sucupira, que depois é sucedido por Tomaz Izidro de Lima em seu terceiro mandato. Arnaldo Sucupira retorna ao Poder Executivo em 2001, tendo como vice-prefeito o jovem advogado Fábio de Oliveira D’Alécio, filho de Valdir D’Alécio.
Depois de um mandato sem muita afinidade política, Fábio D’Alécio rompe com Arnaldo Sucupira e lança candidatura em parceria com o jovem empresário Orlando Francisco Vieira Filho e a dupla chega ao Poder Executivo na eleição de 2004 com expressiva soma de votos sobre os dois concorrentes: João Petrica (que substitui a Antônio Menezes da silva) e Arnaldo Ferreira Sucupira.
No pleito de hoje a prefeito ubiratanense concorre à reeleição, com reais chances de obter o sufrágio das urnas. Hoje pela manhã ele se manifestou confiante na vitória. Por outro lado, toda a equipe que apóia o candidato Antônio Menezes também aposta na vitória de seu candidato. O resultado oficial deve ser anunciado por volta das 21:00 horas de hoje, seguindo previsões da juíza eleitoral da Comarca de Ubiratã, Aline Koentopp.Uma curiosidade da história é que Fábio D’Alécio é o primeiro prefeito que antes havia sido vice-prefeito e em sendo reeleito é o primeiro da história a ocupar dois mandatos consecutivos. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: