terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sindicato Patronal realizou curso sobre formigas cortadeiras

O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realizou em sua sede própria o curso de Aplicação de Agrotóxicos – Formigas Cortadeiras. Foi nos dias 14 e 15, terça e quarta da semana.
O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar e engenheiro agrônomo Paulo Roberto Marchesan, de Umuarama. Segundo ele o curso tem como objetivo ensinar o combate correto e eficiente às formigas cortadeiras e as técnicas de uso dos produtos orgânicos utilizados para o controle das formigas. Durante o curso foram ressaltados vários assuntos do interesse dos participantes. Os conteúdos foram: espécies de formigas cortadeiras; identificação; fundação da colônia; função e características das castas no formigueiro; ciclo de vida; alimentação das formigas; arquitetura do "ninho"; danos e prejuízos; uso correto e seguro dos produtos fitossanitários; aquisição correta;
transporte; armazenagem; controle de formigas cortadeiras; localização do formigueiro - tipos de controle; controle químico; pó seco; termo nebulizador; isca granulada formicida.
Segundo o técnico agrícola da cooperativa Coagru Vitor Garcia da Silva o curso foi de suma importância. “Adquirimos novas técnicas no manejo de combate às formigas cortadeiras e isso será de grande relevância para eliminá-las sem agredir o meio ambiente”, frisou o técnico. Já para o participante Francisco Berton de Góes o curso veio na hora certa. ”O setor de jardinagem também está sendo afetado pelas formigas cortadeiras, geralmente as formigas estão atacando mais os gramados”, ressaltou Berton.
Para João Luiz Zanatta, formado em agronomia, o curso foi fundamental para obter outros conhecimentos. “Haja vista que existem novas maneiras para o controle destas pragas, pois cada ano que passa as formigas vêm aumentando sua incidência e causando prejuízos significantes aos agricultores e reflorestamentos em nossa região”, destacou Zanatta.Todos os curso são disponibilizados pelo sistema Senar /Faep. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Nenhum comentário: