quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Agentes comunitários relatam experiências na I Mostra Municipal do PSF

Mais um passo importante foi dado na área da saúde pública em Ubiratã. Durante toda a quinta-feira, 30, aconteceu no Anfiteatro Carlos Gomes a I Mostra Municipal do Programa Saúde da Família (PSF).
Os agentes comunitários apresentaram 13 experiências de trabalho ressaltando desde as características de cada caso, passando pelos objetivos e metodologia de desenvolvimento, até chegar nas conclusões e recomendações. Estudantes e toda a população ubiratanense tiveram a oportunidade de acompanhar os relatos.
Alguns dos temas abordados foram: caminhada com grupo de hipertensos e diabéticos, acompanhamento de tratamento de hanseníase e tuberculose, incentivo à amamentação para mães presas e cuidados com a saúde intima da mulher.
A Mostra é uma idealização da coordenadora dos PSFs e chefe da divisão da Saúde, Cristiane Pantaleão, e da enfermeira do Posto de Saúde do Boa Vista, Alexandra Urnau. Conforme destacam, o evento é a oportunidade dos agentes mostrarem o que fazem e o que aprenderam com os atendimentos prestados à população.
Segundo Alexandra, a expectativa em relação às produções foi superada. “A maioria de nossos agentes têm somente o ensino médio e a qualidade dos trabalhos foi surpreendente. O modo como trataram os assuntos e como esclarecem as dúvidas dos visitantes foi satisfatório”, avalia.
No período da noite, além da exposição, Cristiane informou dados do trabalho realizado pela administração municipal desde 2005 e na seqüência, um teatro retratou o cotidiano dos agentes.
O prefeito, Fábio D’Alécio, aproveitou a Mostra para fazer um resumo da atuação da saúde pública e ressaltou o empenho da administração em otimizar os serviços visando a satisfação plena da população. “Quando iniciamos a administração analisamos a importância de investir em pessoal e oferecer bons profissionais trabalhando com a saúde. É uma satisfação poder ver todos esses resultados e compartilhar com todos essa conquista, essas melhorias”, disse. Em seu discurso também parabenizou as equipes que dedicam o tempo em favor da saúde da população, desejando que o reconhecimento do ubiratanense seja ainda maior.
As produções foram avaliadas por uma banca, no qual, deram nota para escolher os três melhores relatos. Todos os casos vão para Campo Mourão participar da Mostra Regional dos PSFs. Com o objetivo de divulgar o trabalho realizado, estaremos contando a cada semana (a partir da próxima semana) um pouco mais sobre as experiências. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: