terça-feira, 18 de novembro de 2008

Prefeito apresenta resultados do IPTU Participativo

Assim que assumiu a administração municipal, uma das primeiras ações propostas pelo prefeito Fábio D’Alécio foi a implantação do IPTU Participativo. Com a medida, o contribuinte ao receber o carnê de pagamento poderia escolher quais setores deveriam ser prioridade de atendimento.
Chegando ao fim da gestão, o prefeito apresentou na noite de terça-feira, 11, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal o que foi investido em cada setor votado. De acordo com Fábio, a intenção do IPTU Participativo foi fazer com que a população participasse efetivamente das decisões administrativas. “Com os resultados guiamos o trabalho para aquilo que o ubiratanense priorizou”, explica.
A pesquisa revelou que melhoria na saúde foi o primeiro item a ser levado em consideração na hora de desenvolver ações, somando 36,3%. Na seqüência, cuidados com a pavimentação ficou com 24,2%. Em terceiro lugar, com 10,3%, ficou o incentivo e infra-estrutura para empresas e industrias. Seguido de iluminação pública com 9,7%, embelezamento da cidade 9%, aquisição de veículos 5,6% e reforma de prédios públicos 4,9%.
Em respeito à opinião do munícipe a ocasião serviu de prestação de contas. Para isso, foram apresentadas as principais ações realizadas durante a gestão. Acompanhe abaixo os tópicos abordados pelo prefeito, Fábio D’Alécio:
Saúde – Na saúde, por exemplo, todos os postos de saúde foram reformados, um posto de saúde foi construído no conjunto Boa Vista, as Vilas São Joaquim e Esperança também ganharam unidades de saúde, a frota foi renovada, foram implantadas quatro novas equipes do programa Saúde da Família e estão para ser construídos o Centro de Saúde da Mulher e Criança e o Centro Odontológico.
Asfalto – No setor de pavimentação a prefeitura realizou recape em mais de 50 mil metros quadrados, com a conclusão da pavimentação em Yolanda serão quase 5 mil metros quadrados de asfalto novo no distrito, R$ 450 mil foram investidos em operações tapa buraco, outros R$ 660 mil foram destinados para calçamento com pedra irregular e está em andamento a urbanização da avenida Botelho de Souza.
Empresas – Em infra-estrutura e incentivo às empresas e industrias a prefeitura soma a construção de três barracões industriais, terraplenagem do abatedouro de aves, pavimentação na Perimetral, Jardim Panorama e estrada Cruzeiro ao lado da Coagru, revitalização do trevo norte próximo a Cooperativa Integrada, e o retorno da Caixa Econômica Federal.
Iluminação – Toda a iluminação pública foi renovada e as lâmpadas de mercúrio foram substituídas por sódio reduzindo o consumo e aumentando a claridade, as seis principais avenidas tiveram as redes ampliadas, a prefeitura também ganhou nova iluminação e os postes de energia foram renovados em vários pontos.
Embelezamento – O aspecto visual do município também foi votado e recebeu atenção da prefeitura. Os canteiros centrais receberam flores e a cada estação são substituídas, as avenidas Brasil e Carmem Ribeiro Pitombo foram revitalizadas, assim como praças e calçadas. Os pontos de ônibus foram trocados, um Complexo Esportivo foi construído ao lado do Ginásio de Esportes e o Parque da Cidade está para ser iniciado.
Veículos – Entre os veículos adquiridos durante a gestão estão oito gols, duas ambulâncias, viatura para Polícia Militar, coletor de lixo, patrulha rural, duas kombis e um marea. Por outro lado, todos os carros existentes como ônibus, caminhões e patrola foram reformados.
Prédios – Os prédios públicos também foram reformados. O prefeito, Fábio D’Alécio, mostrou o novo visual da Câmara Municipal, Prefeitura, Ginásio de Esportes, secretaria da Educação e Museu. Ainda aproveitou para mostrar as construções da Escola Municipal Dr. Gentil Toledo de Morais Junior, Centro de Eventos de São João, Mini Ginásios do Boa Vista, Josefina e Quintino Bocaiúva, Anfiteatro Carlos Gomes, Creche Escola, Centro Cultural e conclusão do Centro Municipal de Educação Infantil Dona Mariquinha, Rodoviária e Centro Social Urbano. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: