quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ubiratã se destaca em Conferência Pelo Meio Ambiente

O município de Ubiratã foi bem representado na terceira edição da Conferência Pelo o Meio Ambiente. Em sua fase regional o evento aconteceu na semana passada, em Maringá. Dos projetos apresentados por alunos de estabelecimentos ubiratanenses, alguns foram escolhidos para representar o Núcleo Regional de Ensino de Goioerê, na fase seguinte, na cidade de Faxinal do Céu, quando estarão reunidos todos os demais projetos classificados pelos Núcleos do Estado do Paraná. Há grande possibilidade de que pelo menos um projeto desenvolvido em Ubiratã seja classificado para a fase nacional, que acontece na capital federal, Brasília, possivelmente no início do próximo ano.
A professora Denise de Souza Franção, que coordenou o projeto apresentado pelo Colégio Estadual Carlos Gomes, explicou que é o terceiro ano consecutivo que acontece a Conferência Pelo Meio Ambiente. O projeto, realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), acontece inicialmente dentro de cada escola, onde participam todos os alunos das turmas de 5ª à 8ª séries.
Entre as turmas do Colégio Carlos Gomes foi escolhido um delegado, o aluno Lucas da Silva Fávero, e também uma suplente, Taís Regina. Lucas representou o colégio com projeto que abordou a questão do aquecimento global. Também foi escolhido um cartaz elaborado por alunos; o de Tatiane Fukura representou o estabelecimento.
Em Maringá, tanto o projeto apresentado pelo aluno Lucas Fávero quanto o cartaz de Tatiane Fukura foram indicados para representar o NRE de Goioerê na próxima etapa da Conferência, que acontece em Faxinal do Céu, em dezembro. “Para nós é um orgulho muito grande, porque além do projeto, o cartaz também foi escolhido e o nosso nome esta sendo levado a nível estadual pára concorrer a uma vaga nacional nesta terceira Conferência pelo Meio Ambiente”, comentou a professora.
Na manhã de segunda-feira o diretor do Colégio Carlos Gomes, Cláudio Lopes Zen, reuniu todos os alunos do período, no saguão do estabelecimento, onde apresentou os alunos que representaram o colégio no evento em Maringá. Depois de uma breve explanação sobre o evento, a professora Denise Franção entregou uma lembrança ao aluno Lucas. O mesmo aconteceu com a aluna Tatiane Fukura, que recebeu uma lembrança de sua professora.
Dos demais projetos de estabelecimentos ubiratanenses, alguns também conquistaram o direito de participar da etapa que acontece em Faxinal do Céu. Entre os diversos municípios que participaram do evento, onze projetos foram escolhidos para a próxima fase, sendo que destes, quatro são de Ubiratã, sendo do Carlos Gomes, Escola de Yolanda, Escola São João e Escola Padre Jorge Scholl. E dos quatro cartazes escolhidos para a próxima etapa, três são de estabelecimentos de Ubiratã. “Dentre esses quatro, creio que um projeto vai a Brasília”, aposta a professora Denise, entusiasmada com a qualidade dos projetos. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: