terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ubiratã apresenta trabalhos na Mostra Regional da Saúde

Campo Mourão sediou na terça e quarta-feira a I Mostra Regional do Programa Saúde da Família. Ubiratã participou do evento nos dois dias e foi o que apresentou o maior número de trabalhos. Ao todo 14 experiências foram mostradas, a maioria desenvolvidas pelos agentes comunitários da Saúde.
Dos trabalhos seis foram apresentados na forma de comunicação: “Incentivo à amamentação às Mães Detentas”, “Separação de Medicamentos Ilustrados”, “A importância do Pré-natal”, “Ensinando Saúde Através da Arte”, “Acompanhamento de Paciente com Tuberculose” e “Combate à dengue no município de Ubiratã”. As outras foram expostas através de painéis.
O diferencial, conforme aponta os membros da Regional da Saúde de Campo Mourão, foi que Ubiratã também levou os agentes comunitários para apresentarem. “Isso mostra o quanto o município tem explorado as equipes do programa”, pontuaram.
A agente do Posto de Saúde Boa Vista, Marilza Nunes Coelho, avalia que gostou da oportunidade. “Foi a primeira vez que vi os profissionais dizerem o que realmente fazem, mas senti falta da presença dos agentes dos outros municípios porque o evento é o momento em que podemos trocar informações”, diz.
Um outro ponto abordado por Marilza é o de que a Mostra ajuda a desmistificar a imagem que fazem do agente comunitário. “Existem pessoas que não conhecem o nosso trabalho e muitas vezes acham desnecessário, no entanto conseguimos mostrar a nossa função e atividades realizadas”, completa.As enfermeiras, Alexandra Urnau e Cristiane Pantaleão, que realizaram a Mostra Municipal, acrescentam que a participação no evento fez com que a saúde pública de Ubiratã fosse motivo de várias considerações positivas. “Saímos satisfeitas com o desempenho de nossas equipes e principalmente, com tudo o que ouvimos”, afirma Alexandra. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: