quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CARETAS E “CABEÇAS”

Cabelos brancos podem significar problema a homens e mulheres, que por vaidade excessiva ou vergonha, evitam admitir que já não mais são tão jovens como antes. Cabelos brancos são ponteiros que apontam para um futuro premente, ainda que indecifrável, onde as horas que passam encurtam mais rapidamente o que resta da vida. São sinais que a pessoa já está na segunda parte da vida, aquela que vem após o tempo de progresso no crescimento financeiro, profissional. São sinais do tempo da consistência no conhecimento, na maturidade, na sabedoria pessoal. São troféus ou cicatrizes herdados da árdua vida.
Cabelos brancos podem já não mais significar tanto para a sociedade moderna cheia de modismos que desqualificam o valor de pessoas que passaram por dificuldades para se manter numa meta digna. Os homens e mulheres que por hora admitem usar os cabelos brancos que os janeiros lhe conferiram, talvez não tenham a liberdade de freqüentar os mesmos ambientes dos que ainda têm os cabelos na e sua cor original ou que os tenham em cores diferentes devido aos artifícios dos cosméticos. Muitos dos mais novos não querem em seus meios sociais os que têm cabelos brancos, porque são sempre aqueles xaropões que insistem em emitir opiniões numa certa ladainha pedindo mais cuidado, mais prudência, mais isto, mais aquilo...
A moderna sociedade já não reverencia os homens e mulheres mais velhos como outrora, quando eram tratados como sábios e pessoas a quem devia dar a primeira palavra. Já não se cumprimenta com o devido respeito a quem é mais velho, já não se chama de “senhor” ou “senhora” a pessoa mais idosa com o devido respeito e consideração; em vez disto, vêm as expressões pejorativas como a tal “tiozinho”. Já não se estende a mão com o mesmo respeito de outrora; já não se curva o corpo para beijar as mãos daquele idoso ou daquela idosa que, por merecimento devia receber muito mais que um simples “oi” ou “bom dia”.
Entendemos melhor o valor do respeito aos mais velhos quando visualizamos que um dia seremos da mesma classe, se tivermos sorte para tal. Infelizmente, muitos não chegam a conhecer tal experiência porque perdem a vida prematuramente devido às imprudências e imaturidades. Quantos e quantos jovens chegam à sepultura ainda na flor da idade por causa das atitudes tresloucadas, ora sobre motos, ora ao volante ou como caronista, ora em brigas ou devido ao efeito letal das diversas drogas disponíveis na praça, ainda que em mercado clandestino.
Os homens e mulheres de cabelos brancos muitas vezes são taxados de caretas e quadrados; nem todos, é claro, pois muitos dos já estão de cabelos grisalhos são justamente portas de acesso ao inferno, por atuarem como traficantes ou exploradores de menores. Mas os caretas e quadrados são aqueles que passaram a vida no trabalho, seja no cabo do guatambu ou na correria do escritório, seja ao volante de um caminhão ou a escrever em lousas as lições para a criançada... Os cabelos grisalhos certamente enfrentaram situações muito delicadas e difíceis de serem superadas, para que hoje a juventude dita “cabeça” perca a cabeça com tantas asneiras dos mundos virtual e fonográfico. Os caretas e quadrados foram os que pouparam quanto puderam para fazer um capital que agora os jovens “cabeças” vão enfiar pelo ralo em festanças descomedidas e badalações, que depois deixarão um amargo sabor de felicidade vazia.“Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus”. A recomendação contida em um dos livros do Pentateuco é um dos Mandamentos da Lei de Deus e apesar de ter sido dito há tantos séculos continua com validade tão atual como nos dias em que foi proferido. Assim podemos hoje dizer aos que julgam caretice as idéias dos que têm cabelos brancos por causa da idade já em altos degraus na escada da vida: feliz é o jovem que se espelhar na sabedoria de seu pai e sua mãe, pois saberá evitar o mal, poderá acumular qualidades e contribuirá para que o mundo seja cada dia melhor. (Odair Roberto)

Nenhum comentário: