quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Alunos elegeram Comitês de Combate à Dengue

Desde agosto do ano passado Ubiratã conta com o Comitê Municipal de Combate à Dengue. Formado por membros da sociedade civil, a organização foi uma das formas encontradas para solucionar o problema da dengue na cidade.
A novidade agora é que as escolas públicas formaram Comitês com os alunos. A decisão aconteceu através da secretaria de Saúde em parceria com a secretaria da Educação e Cultura e o curso técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Carlos Gomes.
As escolhas aconteceram na quarta-feira, 19, nas escolas públicas e nos Centros Municipais de Educação Infantil. Cada período de funcionamento das instituições formou um comitê que é composto por presidente, vice-presidente e secretário. A partir dessa iniciativa Ubiratã conta com mais 28 comitês. No caso de escolas estaduais, somente a 5ª série participou da eleição.
A chefe da divisão da saúde e enfermeira, Cristiane Pantaleão, comenta que o intenso calor seguido de chuva é o fator que motivou a decisão. “Este ano não detectamos nenhum caso e para isso continuar precisamos unir forças e continuar o controle do mosquito”, diz.
Segundo a secretária da Educação, Jane Cristina de Lima, o envolvimento das crianças é fundamental. “Por dois anos formamos os agentes mirins de combate à dengue o que mostrou um ótimo resultado. Com a nova medida, procuramos incluí-los em um trabalho diferente, porém com o mesmo objetivo. Os alunos têm conseguido realizar um trabalho de conscientização muito eficiente”, pontua.
A professora, Marli Laurentino, salienta que a atividade também ajudou a despertar o senso político, no qual os alunos tiveram a missão de escolher os agentes que consideram mais preparados para atuarem no comitê.
Eleições – Na Escola Municipal Dr. Gentil Toledo de Morais Junior o primeiro comitê foi escolhido no inicio da manhã. Patrícia Fermino de Oliveira, da 3ª série é a presidente; Luana Kauane Rocha, do pré é a vice-presidente; e Andressa Gabriele Araújo Santos, da 1ª série é a secretária.
No Centro Municipal de Educação Infantil Boa Vista, os eleitos foram: Pedro Henrique Viturino de Souza (presidente), Danielle Vitória Piveta de Souza (vice-presidente) e Vytor Wyllyan Xavier (secretário).
Já no Colégio Estadual Carlos Gomes os dirigentes do Comitê, no período da manhã, são Isabela Lopes Jesualdo (presidente), Matheus Paixão (vice) e Roselena Schneider Raimundo (secretária).
Isabela, eleita presidente, comenta que vai se empenhar. “Pretendo fazer o melhor para nossa cidade e vou precisar do apoio de todos os alunos para que a gente não tenha a dengue no município de novo”, afirma. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: