quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Palestra debate importância da qualidade no trabalho

Empresas de facção e confecções, empresários em geral, funcionários e acadêmicos de administração da Faculdade Dom Bosco participaram na noite de quinta-feira, no Centro Cultural, da palestra “Preparando sua empresa para a qualidade total”. Ministrada pelo doutorando em administração pela Universidade Federal do Paraná e consultor do Sebrae, Adalberto Diaz, o encontro foi a oportunidade para discutir sobre o programa 5S e reforçar o objetivo do projeto Pólo do Vestuário do Noroeste do Paraná.
Para o vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, a promoção de palestras tem como função preparar o empresariado local a se destacar na região e oferecer bons serviços.
A palestra é resultado da parceria da administração municipal com Sebrae que estão participando do projeto Pólo do Vestuário e encerrou as atividades do ano. Conforme argumentou Diaz, a proposta é transformar o Paraná em pólo de produção de moda e sair da condição de pólo confeccionista e faccionista. “Nós temos potencial e trabalhamos isso no projeto. A intenção é atingir o objetivo num prazo de dez anos”, comenta.
Para alcançar a posição desejada a qualidade do trabalho e dos serviços foi apontada pelo palestrante como fundamental. Por isso, o programa 5S foi o tema principal do encontro.
5S – Essa é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.
Na abertura, por exemplo, a primeira-dama, Luciane D’Alécio, deu uma mostra que já estava procurando se sintonizar com a proposta e disse: “se fazermos de nossas atitudes um hábito saudável melhoraremos não só no trabalho, mas também em casa e na vida”.
O programa surgiu na década de 50, no Japão, e recebeu o nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as etapas do programa que são: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seisso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina).
Adalberto Diaz completou que no momento em que o Brasil ainda está discutindo os 5S, os países que já implantaram o programa estão falando nos 10S. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: