terça-feira, 11 de novembro de 2008

O “LULA” AMERICANO

Talvez seja um excesso, uma patriotada em momento de euforia. Se for isso que entendem, tudo bem, melhor assim. Agradeço. É o que penso. Para mim parece possível estabelecer alguns pontos comuns entre a saga estonteante de Barack Obama (Honolulu - 04/08/1961) e o nosso surpreendente presidente Luiz Inácio Lula da Silva, (Pernambuco - 27/10/1945). Ambos procedem, quanto às origens, de recantos obscuros do mundo. Obama nasceu no Oriente filho de pai negro. Lula veio ao mundo nos cafundós de Pernambuco. Obama foi vítima da desagregação familiar conseqüente a separação de seus pais. Seguindo caminhos imprevisíveis acabou ingressando no mundo universitário americano, o mais sofisticado destes tempos. Pois estamos falando da famosa Universidade de Harward, onde graduou-se como advogado. Luiz Inácio, de uma hora para outra, também acabou no mesmo processo quanto às origens. Aboletou-se num caminhão e deu com os costados em São Paulo, desde há muito a maior cidade brasileira. Obama, como estamos vendo agora, girou, girou e acabou eleito presidente da mais poderosa nação do mundo, num processo eleitoral brilhante, jamais ocorrido no planeta. Algo absolutamente imprevisível desde o começo, até estes dias de agora, quando a humanidade assiste inebriada a sua magnífica vitória eleitoral. Já com o Luiz Inácio foi diferente: tentou abrir espaços na picada eleitoral e na véspera de uma vitória avassaladora foi vítima de uma armadilha, montada por um bufão num programa comum de televisão. Vacilou, caiu e somente alguns anos depois ressurgiu e venceu por caminhos penosos porém criativos, podendo comparar-se nas devidas proporções, à saga estonteante do Barack Obama, recém eleito presidente da nação mais poderosa do mundo. Dois homens, dois destinos absolutamente surpreendentes, dos quais praticamente podemos dizer, pode depender o próprio futuro da humanidade. Estamos sonhando? O mundo enlouqueceu? Está chovendo para cima? Um momento para reflexão; algo de surpreendente aconteceu na face do planeta. Queiramos ou não, o que virá, para o bem ou para o mal, poderá estar nas mãos desses dois homens. Eles nos próximos tempos, estarão à frente de nações poderosas e decisivas para o destino da humanidade. Não é sonho, Lula está aí e Obama acaba de chegar!...

ANTENA
*** ESPORTE - Ronaldinho gaúcho, após todos os contratempos que enfrentou, parece estar recuperando o seu futebol espetacular. Com 5 gols marcados nas últimas partidas no Milan, lá na Itália, tudo indica que está entrando em forma mostrando seu extraordinário futebol.
*** ITAU-UNIBANCO - Acasalamento de interesses. Misturaram os seus negócios, provavelmente assustados com o desastre americano. Lá as pessoas financiavam tudo: residências, viagens, carros, barcos, universidades para filhos, etc. Bancos com os cofres abertos. Deu no que deu. Péssimo exemplo. Terão que apertar o cinto e muito!
*** ARTE DE VIVER - A dor faz o homem pensar. O pensamento torna o homem sábio. A sabedoria torna a vida suportável. (John Patrick)

(J. Rodrigues Neto)

Nenhum comentário: