terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dia do Técnico Agrícola é lembrado pela classe

Mais de cinco mil profissionais no Paraná, atuando em serviço público e privado do agronegócio, sendo responsáveis por 70 % da Assistência Técnica junto ao produtor rural e sua família, comemoram na quarta-feira, dia 05, o Dia Nacional do Técnico Agrícola. O dia foi criado em alusão à Lei 5.524/68, que regulamenta a profissão em suas diversas modalidades. No Paraná, porém, a comemoração só foi oficializada em 2004, quando foi aprovado na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que institui o Dia do Técnico Agrícola e após sancionada a Lei 14.350/04, dando legitimidade à comemoração.
Esses profissionais, que tanto contribuem com a produção de alimentos, com o desenvolvimento da agricultura familiar dentre outras diretrizes, são habilitados em Escolas Agrícolas autorizadas por lei federal. O exercício da profissão de técnico agrícola é regulamentado por Lei e decretos regulamentadores, os quais tratam das atribuições da categoria, garantindo direitos e responsabilidades a estes profissionais.
Através destas regulamentações os Técnicos Agrícolas podem atuar como responsáveis técnicos por empresas de Consultoria Agropecuária, Topografia e Comércio de Agrotóxicos, além de realizar projetos agropecuários, de crédito rural, seguro agrícola, pareceres técnicos, assistência técnica, emitir Certificado Fitossanitário e Origem (CFO), laudos de Licenciamento Ambiental, transformação agroindustrial, agricultura, receitas agrícolas, fiscalizações agropecuárias e ajardinamentos, dentre outras funções.
100 anos – A profissão de técnico agrícola completa 100 anos em 2011, pois sua formação escolar é reconhecida desde 1911, quando foi criada a escola de Viamão, no Rio Grande do Sul, primeira escola para técnicos agrícolas do Brasil. Atualmente os técnicos agrícolas formados na rede estadual e federal de ensino possuem diversas modalidades profissionais, dentre elas o Técnico Agrícola em Agricultura, Pecuária, Agropecuária, em Floresta, Pesca, Enologia e Agroecologia.
Devido à sua formação, estes profissionais atuam nos mais diversos segmentos do setor agropecuário do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa); no Ministério do Meio Ambiente; no Ministério do Desenvolvimento Agrário. No Governo do Estado do Paraná, os Técnicos Agrícolas também estão presentes nos mais diversos segmentos relacionados com a profissão, além de marcarem expressiva atuação nas Prefeituras Municipais. Os técnicos também conquistaram espaço no competitivo setor privado e hoje atuam em cooperativas agropecuárias, no comércio de insumos, consultorias, autônomos ou mesmo como produtor rural, pois são profissionais de grande importância na produção de alimentos com qualidade, garantindo a proteção ao meio ambiente e contribuindo com a segurança alimentar de toda a população.
No Paraná existem atualmente 15 colégios agrícolas estaduais e um particular, reconhecidos nos termos de leis, habilitando técnicos agrícolas em Agropecuária, Florestal e Pesca para o mercado paranaense e de outros estados brasileiros. A categoria é organizada no estado através do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio (Sintea-PR) e também conta com a Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná (Ataepar).
No município de Ubiratã há um vasto número de técnicos agrícolas, em diferentes empresas ou atuando diretamente nas propriedades. Joel Albino Pietrovski, técnico agrícola há anos e um dos muitos que moram e trabalham em Ubiratã, faz parte do Sintea-Pr, como diretor regional profissional/tecnológico. Na região o município de Ubiratã pertence á regional de Goioerê. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: