quarta-feira, 26 de novembro de 2008

VERDES ANOS

Éramos jovens e sonhávamos. Juntamente com seleto grupo de amigos inventamos de implantar uma Rádio comunitária (Agosto de 1978). Claro, não havia qualquer pretensão de lucratividade, apenas e tão somente tentávamos incrementar o progresso da comunidade. Foi uma luta. Mobilizamos políticos e pessoas influentes tanto no Estado como em Brasília tentando vencer barreiras burocráticas. Por fim conseguimos a concessão, juntamos uns trocados para aquisição dos equipamentos, contratamos pessoas experientes do ramo e lá estava no ar a Rádio Difusora, primeira empresa do gênero aqui nas barrancas do rio Piquiri. Sucesso total; a população vibrou. E nós pensávamos no progresso sócio-econômico da região. Éramos sonhadores; muito mais do que hoje.
Vejam a proposta para chamada de audiência: “Rádio Difusora, educa, diverte e informa”. Não era mesmo um sonho? Pura ingenuidade tentando implantar uma nova prática na radiofonia de um certo cantinho do Brasil. Digamos assim para manter o fio dos nossos pensamentos. A Rádio Difusora, por razões óbvias, era a mais ouvida da região. Tínhamos locutores famosos - Alô Alô Antônio Ismael, Toni José, Piedade, - onde andam vocês? Isso mesmo, tudo normal; os verdes anos são apropriados para o cultivo dos sonhos. O tempo rodou, ganhamos e perdemos eleições cavalgando as ondas da Rádio Difusora. Conquistamos muitos benefícios comunitários, assistimos a implantação da BR-369. Impulsionamos nascimentos de cooperativas, mobilizamos posições políticas em Curitiba e Brasília e o restante da historia é conhecido pela população veterana da comunidade. Quanto a Difusora, por maior que tenha sido o empenho dos antigos proprietários, pouquíssimos resultados surgiram do seu bordão – “educa, diverte, informa”. Por fim o grupo pioneiro afastou-se e transferiu a concessão para outras pessoas. Na verdade quero deixar claro, que hoje tenho uma visão constrangedora sobre as entidades de comunicação atuantes no Brasil, quando constatamos, que as TVs, rádios e maioria dos jornais, caíram na esbórnia e transformaram tudo numa espécie de “Sodoma e Gomorra” comprometendo gravemente a cultura, a alma, a moral e a dignidade da população.
Reconhecendo-se poucas exceções, hoje o sonhado objetivo cultural que deveria existir como exemplo, em todo o país, subverteu-se completamente, porque, na verdade o sistema: “deseduca, corrompe e desinforma”. Inverteram tudo e o povo, é a grande vítima desamparada.

ANTENA
*** DILMA ROUSSEFF – Até o Papa já sabe que a ministra está sendo preparada para a sucessão presidencial brasileira. Trata-se de situação pioneira, no Brasil; passado o momento de espanto, o caminho estará aberto.
*** BARACK OBAMA – O presidente eleito manifestou grande preocupação com a indústria automobilística americana. Caso não encontre amparo governamental seria um dos maiores desastres para a economia americana. Tem razão o presidente.
*** CHAPA PURO SANGUE - Seria formada por José Serra e Aécio Neves para enfrentar uma possível articulação do Lula nas próximas eleições O ex-presidente Fernando Henrique participaria como mentor. Difícil, muito difícil.
J. Rodrigues Neto

Nenhum comentário: