quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Urbanização da avenida Botelho já apresenta novo visual

Aos poucos o projeto de urbanização da avenida Botelho de Souza vai tomando forma e se aproxima do resultado final. Esta semana a empresa responsável pela obra iniciou a colocação de brita para fazer a pavimentação.
Na semana passada foram concluídas as ligações das galerias de águas pluviais. O secretário de Serviços Urbanos, João Ribeiro, explica que no trecho entre a rua Epitácio Pessoa e a avenida João Medeiros a galeria precisou ser mudada para dar seqüência ao projeto de urbanização. “O trabalho foi refeito, pois tinha uma galeria em local errado que passava dentro de propriedades particulares. Foi um serviço mal feito em gestões anteriores”, comenta.
O prefeito, Fábio D’Alécio, afirma que esse é o maior projeto de regularização urbana. Para ele, a obra representa mais uma ação em prol do desenvolvimento do município. “A partir da urbanização a avenida será referência, a cidade terá um aspecto visual muito mais agradável e a população poderá usufruir ela até mesmo para atividades de lazer”, pontua.
O meio fio em toda a extensão da Avenida Botelho está quase concluído. As ruas transversais que integram o projeto – Epitácio Pessoa, Marechal Candido Rondon, Maria das Graças Molina, Benjamin Constant e Princesa Izabel – também estão com a etapa praticamente finalizada. Segundo o secretário de Obras, Pedro Dalvi, a prefeitura incluiu ainda outros trechos, as ruas Santos Dumont e Floriano Peixoto, objetivando maior abrangência dos trabalhos.
Para a urbanização o recurso total é de R$ 1,5 milhão, que foram financiados pelo governo do Estado, através do Paraná Urbano. De acordo com o secretário de Finanças, Paulo Moura, com a obra pronta será lançada a contribuição de melhoria, no qual, a população beneficiada terá participação no pagamento do financiamento.
“O valor ainda não está definido, mas a contribuição é obrigatória conforme o convênio firmado com o governo. Inclusive, nas audiências de apresentação do projeto a própria população aprovou a medida”, argumenta Paulo.
Cronograma – De acordo com a secretaria de Obras, a chuva fez com que o trabalho atrasasse, no entanto, a empreiteira aumenta nos próximos dias o número de máquinas para a realização do serviço. A engenheira, Neusa Dalvi, conta que somente para entrega de brita estarão disponíveis dez caminhões.
Finalizada a pavimentação será iniciado o projeto paisagístico, a implantação dos mobiliários urbanos e a iluminação. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: