terça-feira, 18 de novembro de 2008

Pragas e invasoras são tema de encontro

Agricultores e profissionais da área técnica tiveram um encontro nesta semana para conhecer novidades sobre culturas de soja e milho. Foi durante todo o período da manhã de terça-feira, 11, nos recintos do salão de eventos Cilico. Cerca de 100 pessoas marcaram presença, representando os municípios de Campina da Lagoa, Nova Cantu, Ubiratã e Distrito de Yolanda.
O encontro, promovido pela Du Pont em parceria com Pionner, contou com o apoio das cooperativas Coagru e Integrada. Segundo o engenheiro agrônomo Guto Agonilha, o encontro teve como objetivo levar informações técnicas aos produtores sobre o controle de pragas e ervas daninhas nas duas culturas.
Entre os problemas que receberam maior enfoque, um foi o controle da buva (também chamada de voadeira), classificado como uma erva daninha de difícil controle e que vem causando preocupação aos produtores de soja que utilizam o plantio direto, principalmente pela resistência a herbicidas quando em estágio mais avançado. Quanto às lavouras de milho o maior enfoque foi o controle de pragas, principalmente a lagarta do cartucho. Aos participantes do encontro a coordenação propôs a doação de um quilo de alimentos, o que foi prontamente atendido. Guto Agonilha explicou que os mais de cem quilos de alimentos recolhidos seriam posteriormente entregues a uma entidade assistencial da cidade, tendo sido escolhido o Serviço de Obras Sociais (SOS) Cícero Nuto Figueiredo. “É uma ação social que promovemos proporcionando benefício a uma entidade local”, comentou o engenheiro agrônomo. (FOTO: ODAIR ROBERTO / VALE)

Nenhum comentário: