terça-feira, 11 de novembro de 2008

Pais + Escola = Educação

Na palestra ministrada aos pais e mães na Escola Cecília Meireles o pastor Danilo Mayer contou experiências de sua vida. Uma delas foram dois extremos em que pais adotavam atitudes complicadas, ora exigindo da escola que desse jeito no aluno, ora tirando da escola a autoridade de corrigir o aluno. No fundo da questão, segundo o palestrante, eram falhas na educação doméstica.
Na opinião do pastor, é importante que pais e mães ensinem aos filhos que na vida em sociedade há valores e limites que devem ser respeitados. “Precisamos retomar as rédeas da família e pais e escola unirem as mãos para de fato educarmos os nossos filhos”, comentou, explicando que em caso contrário os filhos chegarão a uma altura onde pensarão que podem fazer o que bem quiserem.
O pastor citou em palestra um caso recente, transcorrido na cidade paulista de Santo André, onde uma moça terminou morta por receber um tiro do ex-namorado, que a manteve refém por alguns dias em um apartamento. O caso ganhou repercussão nacional, mas diversos pontos mereceram considerações críticas, a começar da mãe da jovem por permitir-lhe namorar um moço de maior idade. Até a imprensa ganhou crítica pelo sensacionalismo com o caso.
“Não quero defender a volta da palmatória e do castigo bruto que aplicam até sofrimentos, mas desde a idade mais tenra até a adolescência e juventude temos que ensinar as pessoas que existe um “Não”, para que ela possa aprender a respeitar regras”, destacou, citando exemplos e enfatizando a necessidade do respeito às outras pessoas e suas posses assim como o respeito a si próprio.Pastor Danilo Mayer reside em Juranda e é responsável pela Igreja Evangélica Luterana naquela cidade, respondendo também pelas cidades de Ubiratã, Campina da Lagoa e Nova Cantu. Nos quatro municípios realiza atividades duas vezes por semana, sendo que além das atividades religiosas também participa de eventos de outra natureza, como a que aconteceu na Escola Cecília Meireles. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: