terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tratamento da tuberculose é gratuito

Causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, a tuberculose também pode ocorrer em outras partes do corpo como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). Ao contrário do que muitos possam imaginar a doença tem cura e o tratamento é grátis.
Ao identificar o caso, o tratamento dura em média seis meses e deve ser realizado sem interrupção e diariamente. Para a realização o Ministério da Saúde fornece os medicamentos e profissionais da secretaria de Saúde de Ubiratã estão acompanhando o desenvolvimento dos tratamentos. A conclusão só termina quando o médico confirma a cura total do paciente.
Os sintomas mais evidentes para diagnosticar a tuberculose são a tosse por mais de três semanas seguidas, com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito. Com a presença desses sinais, a enfermeira e responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, avisa que é necessário procurar uma equipe do Programa Saúde da Família ou o Posto de Saúde.
Este ano em Ubiratã, cinco pacientes foram contaminados com o vírus e iniciaram o tratamento através da secretaria de saúde. Atualmente, um paciente continua em tratamento, três já receberam alta por cura e um está aguardando a avaliação.Para quem ainda tem dúvidas, o Ministério da Saúde disponibiliza um serviço de informação gratuita pelo telefone 0800-61-1997.

Nenhum comentário: