quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Professora tem trabalho selecionado no Agrinho

Ana Graça de Albuquerque, professora da rede municipal de educação de Ubiratã participou na segunda-feira, 17, da cerimônia de premiação do Programa Agrinho. Inscrita na categoria experiência pedagogia, a professora estava com a produção entre as 20 melhores do concurso e o resultado final foi anunciado em Curitiba, em solenidade que acontecida no restaurante Madalosso.
O trabalho intitulado “Alimento: fazer a diferença com o que se perde” foi desenvolvido com os alunos da 4ª série da Escola Municipal Porto dos Santos, de Yolanda. Ana Graça ministra aulas de inglês e uniu a realidade dos alunos para dar seqüência no projeto. Conforme explica: “o que me motivou a desenvolver a atividade foi a informação de que 64% de tudo o que se produz é perdido entre a colheita e o processo culinário”.
As etapas realizadas durante o projeto foram a conscientização a respeito do desperdício de alimento, seguido de visita à Coagru para observar o recebimento e armazenamento dos grãos, entrega de folders para comunidade elaborados pelos alunos sobre o assunto. Ainda, em sala de aula os alunos e a professora compararam a agricultura antiga e a moderna e fizeram trabalhos em que os nomes dos alimentos eram traduzidos para o inglês. “A experiência foi válida porque consegui atingir com êxito meu propósito de unir inglês e cotidiano”, avalia.Essa é a segunda vez que a professora fica entre os finalistas do concurso. Em 2006, a orientação de um desenho na categoria infantil ficou entre os primeiros colocados. Para Ana Graça, ter o trabalho selecionado é um estímulo. “Isso faz com que eu continue acreditando no trabalho docente. O respaldo dado durante o programa estimula e faz com que a gente queira sempre participar. Eu pretendo continuar me inscrevendo”, afirma. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: