segunda-feira, 16 de março de 2009

Acreditar ou se calar


* valdir d'alécio

"Ideias são inúteis, a não ser que sejam seguidas por ações." Anônimo

O ano de 2 008 me foi de muita felicidade, em especial o último trimestre. Um dos motivos: ideia para funcionar em Ubiratã uma Casa de Acolhida. É mais uma iniciativa do jovem Marcos Retamiro. Aliás, vale aqui manifestar aplausos à autêntica atuação parlamentar do Marquinhos, um dos vereadores mais lúcidos que já passou pela Câmara de Ubiratã. Ele sabe para que serve o vereador.

A felicidade ficou maior quando me informaram que a Casa de Acolhida poderá ser estabelecida no complexo que existe na Comunidade Rural São Zacarias (Alto Alegre), na Estrada Mato Grosso. Vizinha do meu sítio Indez. Lembro-me bem da construção desse complexo de imóveis comunitários. Ali só existia a escolinha e a venda do "seu" Guerino, já falecido. No ano de 1 990, o Antônio Sérgio de Souza era presidente da Associação Comunitária, o meu afilhado Alcides Riedo, presidente da APM e seu irmão Pedro, presidente da Capela. Eu estava prefeito de Ubiratã.

Foi quando os muitos moradores da região fizeram uma festa (tinha de tudo, menos cachaça, lembra vizinho Antônio Sérgio?) e me convidaram. O então vereador Nílson Messa (então proprietário de sítio na Estrada Pará, que nasce na Estrada Mato Grosso) foi o porta-voz para solicitar, numa ação que na Prefeitura era denominada de "Povo e Governo: parceria do progresso", a construção de mais uma sala de aula, centro comunitário, casa residencial e capela de alvenaria. Tudo foi construído e bem feito em terreno cedido pelos Coura. O arquiteto Spagnuolo fez o projeto da capela que, a meu pedido, é uma réplica aumentada de um marco fúnebre que existe na divisa de Cambé e Londrina, à margem da rodovia. Os construtores foram o Vicente Baqueta e seu falecido sócio apelidado de Bila. No local também foi perfurado um poço semi-artesiano e instalado um abastecedouro comunitário. Todas as estradas foram adequadas à microbacia. Posteriormente, o Antônio Sérgio doou terreno para construção de um campo de futebol e os Ciciliatos conseguiram o alambrado. Hoje, que pena!, está tudo praticamente desativado ou com pouco uso.

Se tem, pois, uma estratégica infra-estrutura para funcionamento da Casa de Acolhida, da Missão Pelicano, fundada pelo missionário Wílson Alves Siqueira (Xololo) para ajudar dependentes químico a se libertarem do vício, sem uso de outras drogas. O remédio é a Evangelização. Trocar o vício por Jesus.

Uma ilustração. O nome Zacarias foi decidido porque a primeira área de terras da capela foi doada pelo falecido agricultor Oder Zacarias, em 1 961. Agora, o santo homenageado é o seu xará Zacarias, marido de Izabel. Zacarias, sacerdote de Jerusalém, estava sozinho dentro do templo quando apareceu o anjo Gabriel e lhe anunciou o nascimento do menino João, do qual seria pai. Não acreditou. - O que, cara? Deixa de furelagem, meu! A minha Izabel é estéril e já estamos velhos. Nem fazemos mais nada, muito menos um filho - deve ter dito Zacarias ao anjo, claro, com outras palavras.

Por não acreditar, Zacarias foi condenado a ficar mudo até o nascimento de seu fantástico filho João Batista, o Precursor. E você, acredita na ideia da instalação de uma Casa de Acolhida em Ubiratã? Ajudaria transformar essa ideia em ação? Ué, meu, responda! Ficou mudo?

Nenhum comentário: