terça-feira, 24 de março de 2009

CONDIÇÃO AGUIA X CONDIÇÃO GALINHA

Não importa qual teoria sobre a origem do homem é a mais convincente. Se for a que o homem é uma evolução de macacos (homo sapiens), se é a do Big Bang (grande explosão) ou a pregada pela Igreja Católica, teoria de Adão e Eva. O objetivo maior é que o homem tem uma condição de vida superior à de outros animais, pois este é o único ser vivo dotado de inteligência, de emoção e de razão. São os seres dono do raciocínio, capaz de planejar o futuro, relembrar o passado, de projetar seus feitos maléficos ou benéficos. Produz a ciência, a tecnologia, estabelecendo regras de sobrevivência, de domínio sobre a terra, universo e todos os outros seres que são manipulados, domesticados e expulsos do seu habitat pela capacidade de pensar do homem.
Neste momento de grandes mudanças na forma de vida, esta oferece duas condições de sobrevivência para a humanidade. A condição de águia e a condição galinha. A águia, por sua vez, possui habilidades as quais podem ser adaptadas e praticadas por todos que desejam ser e agir feito águia. È uma ave de rapina de grande porte e considerada como a “Rainha dos Pássaros”. É ágil e perspicaz, superior em inteligência e simboliza a força, a grandeza, a majestade. Vive nas alturas, longe do foco humano. Tem uma visão de longo alcance, dificilmente perde sua presa, sobressaindo como uma excelente caçadora. Sobrevoa a área a fim de averiguar a localização exata de seu feito. Seu vôo majestoso rompe as fronteiras das alturas e que até para procriar escolhe o melhor lugar para que seus filhotes sobrevivam das ameaças do homem e dos possíveis predadores da natureza.
A condição galinha refere-se ao fato de que galinha é considerada vulgar e de quinta, pois é a que mais função desempenha, vive em espaço reduzido, se alimenta com tudo que encontra pelo ambiente, custa pouco e se paga produzindo. Seu vôo é rasante e permanece quase todo tempo ciscando o chão. Por não possuir muitas habilidades de defesa e de fuga é uma presa fácil para seus predadores.
Na condição humana encontram-se inúmeras condições de sobrevivência. A de águia ou galinha é uma metáfora mais usada para destacar a importância das escolhas. É a comparação do modo de vida das pessoas. Algumas subordinadas, oprimidas e limitadas. E outras como verdadeiras águias, capaz de enxergar e chegar longe. Que prevaleça a condição de águia, pois em nosso meio há pessoas que ainda pensam que são galinhas e outras que as fazem pensar que realmente vivam feitas galinhas. Que jamais a humanidade se contenta com os grãos que são jogados aos pés para ciscar.
Alesandra Guimarães

Nenhum comentário: