terça-feira, 31 de março de 2009

Certificados do curso de teatro são entregues

Foi com a apresentação de esquetes e declamação de poesia que os ubiratanenses que participaram do curso de teatro oferecido pela secretaria da Educação e Cultura receberam os certificados. Na noite de sexta-feira, 20, no Centro Cultural, os formados, familiares, amigos e autoridades acompanharam o resultado do primeiro trabalho após a realização do curso.
59 pessoas foram certificadas pelas aulas que participaram em fevereiro. Entre elas crianças, adolescentes e adultos. Do curso foi formado o grupo El Shadai que encenou a esquete “O Fedor”, a primeira apresentação da noite.
Ao contrário do que se esperava os atores não começaram a apresentação no palco. Saíram do público e cheiravam tudo e todos – espectadores, pés, uns aos outros e si mesmo. Já no palco citaram situações que são consideradas feias, antiéticas e imorais. Mas a grande questão era descobrir de onde saia o fedor que sentiam. Um texto leve, simples e descontraído que levou o público a gargalhadas.
A segunda apresentação foi de Marinalva Nunes Batista que declamou a poesia “Porque esperar o amanhã”. A mensagem levou o público a se questionar sobre o porque esperar para fazer o que se tem vontade. Para encerrar a programação, atores de Campina da Lagoa encenaram outra esquete que propôs a reflexão sobre a leitura, a interferência da tecnologia e as mudanças que isso causou e ainda causam atualmente.
A secretária da Educação e Cultura, Jane Cristina de Lima Pessoa, destacou que o Centro Cultural não teria sentido se não fosse utilizado e a realização do curso buscou mobilizar os participantes a fazerem as coisas acontecerem. “Sabemos que o costume de ir ao teatro, por exemplo, ainda é pouco. No entanto, vamos incutindo esse hábito nas pessoas, basta que a gente faça”, apontou. Jane acrescentou que espera ver outros trabalhos e ficará muito feliz se os formados derem continuidade ao projeto que foi iniciado com o curso.Os vereadores, Marciano Rinaldi e Rosa Camillo, estiveram presentes na entrega dos certificados. Na oportunidade, Rosa enfatizou que cultura e educação andam juntas e o teatro é a oportunidade que as pessoas têm de descontrair e aprender coisas novas. Ainda aproveitou para pedir ao público que estimule a população para participar de outros eventos do gênero. (FOTO: CÁSSIO CENIZ / ASSESSORIA)

Nenhum comentário: