terça-feira, 24 de março de 2009

Encontro informal reúne prefeitos da região

Prefeitos de vários municípios da região participaram de uma confraternização acontecida em Ubiratã. O evento se deu no sábado, 14, na Arcapu Campestre, e contou com a presença do deputado estadual Caito Quintana, que representa na Assembléia Legislativa do Estado os interesses de diversos municípios, entre os quais o de Ubiratã. O evento foi idealizado pelo Sistema de Comunicação do Vale e teve o apoio da administração municipal de Ubiratã, sendo que o prefeito Fábio D’Alécio foi o responsável pela recepção às lideranças, onde justificou a finalidade da reunião.
Marcaram presença os titulares do Executivo de Anahy, Boa Esperança, Mamborê, Iretama e Campina da Lagoa. Também haviam sido convidados os chefes de Executivo dos municípios de Juranda, Roncador e Nova Cantu, dos quais apenas o de Juranda foi representado, por vereadores. O prefeito roncadorense Aguinaldo Chicheti mostrou-se interessado em participar do evento, dado a afinidade que possui com pessoas de Ubiratã, em especial o presidente da Câmara, Haroldo Fernandes Duarte. Mas não pode participar, devido a compromissos anteriormente assumidos.
Ao recepcionar os visitantes o prefeito Fábio D’Alécio explicou a finalidade do encontro, que seria para aproximar mais os municípios circunvizinhos e propiciar aos prefeitos e prefeitas a oportunidade de trocar experiências ou buscar novas idéias para as administrações, uma vez que os municípios possuem praticamente os mesmos tipos de problemas. Por sua vez o deputado Caito Quintana se alegrou em lembrar que foi o responsável na esfera estadual pelas articulações para emancipação do município de Anahy, na oportunidade representado pelo prefeito Joacir Lazzaretti e pelo vice-prefeito Orleu Bravin. Também o cooperativista Valdir Aparecido D’Alécio fez uso da palavra para enaltecer o acontecimento.
O jovem prefeito João Paulo de Castrio Klipe, de Altamira do Paraná, adiantou que o seu município está à disposição para um próximo encontro, o mesmo acontecendo da parte do prefeito Henrique Sanches Salla, de Mamborê. Cláudio Gotardo, de Boa Esperança, e Célia Cabrera, de Campina da Lagoa, também elogiaram a iniciativa e aprovaram a idéia de que há necessidade de novos encontros entre os líderes municipais, aproveitando-se a oportunidade não apenas para discutir problemas, mas também para maior proximidade na busca de interesses comuns entre os mesmos. Célia Cabrera foi um pouco mais além, pois ao discorrer sobre o começo de seu primeiro mandato, explicou que Campina da Lagoa passa por sérias dificuldades administrativas. E pediu apoio dos demais prefeitos da região, em especial àqueles que já são mais experientes nesta tarefa, para que a ajudem a encontrar os meios corretos para bem administrar o município campinalagoano.
O prefeito que mais teve de viajar para participar desta confraternização foi Antonio José Quezada Piazzalunga, mais conhecido por Toinzé Piazzalunga, prefeito de Iretama. Logo à sua chegada o reencontro com um antigo conhecido, o diretor do Sistema de Comunicação do Vale, Nazir Chaves. Piazzalunga comentou sobre sua satisfação em participar do evento e também, se prontificou a receber os demais líderes municipais em um próximo encontro.
No almoço os visitantes puderam saborear um carneiro recheado, preparado pelo diretor do SCV, e por toda a tarde aproveitaram o ambiente agradável que a Arcapu Campestre propicia. Para incrementar o ambiente informal e festivo houve declamações de poemas gauchescos, feitas pelo deputado Caito Quintana. O prefeito Cláudio Gotardo também arriscou umas músicas, acompanhado da equipe que abrilhantava o encontro. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: