terça-feira, 24 de março de 2009

Campinalagoanos investem na avicultura de corte

O programa de avicultura de corte desenvolvido pela Coagru e que resultou na criação da empresa BF&C Alimentos está ganhando a adesão de agricultores de vários municípios da região. Em Campina da Lagoa, por exemplo, a família Bife investiu na construção de um aviário e com apenas duas remessas retiradas o entusiasmo é grande a ponto da família visualizar a ampliação do negócio.
Em sua propriedade de dez alqueires Paulo Roberto Bife cultivava lavouras tradicionais. Com o aviário que possui está alojando cerca de trinta e duas mil aves por lote e percebeu a vantagem do investimento. Trabalha com um filho e um funcionário e se diz muito satisfeito com a atividade. “A gente que é pequeno agricultor tem de apelar pra outro ramo, ter mais um meio de sobrevivência”, entende o agricultor Paulo Roberto Bife. Segundo ele, a agricultura em pouca terra não gira e a saída é diversificar para se manter. “Eu estou satisfeito”, garante.
Trabalhando na roça desde os 14 anos, sempre lidou com culturas como a soja, o milho, trigo e também o algodão, no passado. Pela quantidade de terra que dispõe ele considera que a avicultura de corte é mais vantajosa porque gera mais renda. Apesar do empreendimento ser financiado o retorno das remessas já entregues deu para pagar o financiamento e ainda sobrou para a manutenção da casa e da família. E a expectativa é ainda maior quando se pensa no futuro, quando o financiamento do aviário já estiver quitado, pois a renda será mais significativa. “No meu ponto de vista compensa investir na avicultura de corte porque o retorno é rápido. Na agricultura é uma safra por ano, enquanto que com a criação de frango a cada sessenta dias já tem o retorno”, comentou, destacando que ainda sobra o esterco para utilizar na adubação das terras.
Animado com o retorno conseguido com um aviário a família já trabalha na construção da segunda unidade, bem ao lado. E até tem idéia de mais adiante construir outro aviário. Referindo-se ao abatedouro de aves que a BF&C Alimentos está construindo às margens da BR 369, o agricultor Paulo Bife se anima com a futura oferta de empregos para as cidades vizinhas, incluindo Campina da Lagoa.
Por sua vez o filho, Paulo Vinicius, de 19 anos, também está animado com o trabalho. Tendo um irmão trabalhando na Inglaterra, tinha planos de estudar, mas preferiu se dedicar ao trabalho, ajudando o pai no aviário, onde pretende continuar. A atividade da família recebe a assistência também assistida pelo médico veterinário Jaime Garcia Filho, que enaltece o trabalho da família, pois a mesma serve de estímulo a outros proprietários. “Em Campina da Lagoa temos em funcionamento atualmente quatro aviários e com projetos a serem liberados pelo banco de pelo menos uns 18”, informa Jaime. (FOTOS: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: