terça-feira, 31 de março de 2009

Hospital de Campina da Lagoa poderá ser reaberto

A população de Campina da Lagoa está aguardando a reabertura do Hospital. No dia 10 de março o diretor do Hospital Nossa Senhora das Graças fechou as portas, para uma suposta reforma, e com isto o único hospital da cidade deixou a saúde do município sem atendimento de urgência.
Por outro lado, a emissora de rádio do mesmo grupo que administra o hospital noticiava diariamente que a unidade estava fechada porque a administração não tinha interesse de renovar o contrato com o mesmo. Segundo a administração municipal, só em 2008 o hospital recebeu dos cofres da prefeitura valores da ordem de R$ 522.224,65, originados a partir de um contrato feito em 2006, passando de 43 mil reais mensais. O contrato não foi renovado e o hospital continuou com as AIHs que atende as cotas do SUS.
Descontente pela não renovação do contrato, a direção do Hospital fechou as portas, informando a Secretaria de Saúde do município que começaria uma reforma nas dependências do mesmo, contradizendo o noticiário da emissora de rádio do mesmo grupo que no decorrer de sua programação noticiava que o hospital fechou por falta de acordo. A administração da prefeita Célia Cabrera optou por melhorar o atendimento na Saúde e colocou para funcionar o Posto 24 horas, gastando o mesmo montante de dinheiro. Na administração anterior o posto atendia apenas com um médico e atualmente está com seis médicos atendendo a população na urgência e emergência.
A administração teve que tomar decisão imediata, juntamente com o Conselho de Saúde, e pedir para a Regional repassar as AIHs a outros hospitais conveniados com o SUS. As cotas foram transferidas para o município de Ubiratã, pois só assim a administração poderia garantir a saúde pública, que é de responsabilidade do município. Segundo a administração municipal, não há interesse em que o recurso representado pelas AIHs saia do Município. “Essa atitude só foi tomada em respeito à população mais carente de Campina da Lagoa. Não tem porque a população perder por desavenças políticas devido a casos como esses”, comentou a prefeita Célia Cabrera.Nesta semana, dia 23, em entrevista na emissora de rádio do mesmo grupo que comanda o Hospital Nossa Senhora das Graças, o médico Willian Garcia Rodrigues falou que o hospital seria administrado por ele e que o mesmo voltaria a atender a população. A prefeita Célia Cabrera, dessa forma, torce pela volta do atendimento com as AIHs novamente em Campina da Lagoa. Entretanto, a reabertura da única unidade hospitalar de Campina da Lagoa ainda não se consolidou. (FOTO: JANETE SOUZA / ASSESSORIA)

Nenhum comentário: