terça-feira, 10 de março de 2009

Obra de grande relevância está paralisada em Anahy

O município de Anahy poderia inaugurar nos próximos meses uma importante obra para o setor de Saúde, o Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança. As paredes da construção estavam bem adiantadas, mas a construção está paralisada desde o final de outubro de 2008, o que agora configura uma situação delicada para a atual administração, que precisa dar jeito na construção, mas que tem consciência de que o Centro de Saúde estava sendo construído em lugar visivelmente impróprio, na periferia da cidade.
O vice-prefeito Orleu Bravin, responsável pelo setor de Saúde, manifestou sua indignação com os acontecimentos, uma vez que não entende como a obra foi liberada para ser iniciada com os impedimentos bem à vista. É que a obra faz parte de um programa do Governo do Estado e a recomendação é que a mesma acontecesse anexada à unidade de Saúde do município, uma vez que será administrada pela mesma equipe. Em Anahy, porém, o Centro de Saúde da Mulher e da Criança fica a algumas quadras de distância do Posto, complicando as atividades administrativas.
O que mais complica a situação da obra é o fato dela esta situada bem ao lado da sede da Associação de Produtores Rurais do município, onde há um barracão que guarda equipamentos agrícolas, inclusive pulverizadores. Para a entrada em funcionamento, caso o Governo Estadual autorize a conclusão, seria inevitável a retirada da Associação, o que criaria novo transtorno para a administração. Uma das preocupações do prefeito Joacir Lazzaretti é quanto à precaução antes de retomar a construção, evitando problemas futuros.
A obra bem poderia ter sido edificada conforme as orientações, anexada ao Posto de Saúde, uma vez que a municipalidade poderia ter buscado acordo com proprietários de lotes para esta unidade no local certo. Com a paralisação da construção a atual administração de Anahy está encontrando dificuldade para dar destino ao projeto. Orleu Bravin explicou que já está efetuando conversações com o setor do Governo Estadual responsável por esta obra para encontrar forma de resolver a questão.A informação que Orleu Bravin obteve junto aos órgãos do Estado é que a obra será reiniciada pelo fim de março ou abril deste ano. Mas, considerando os problemas já detectados, a municipalidade estuda uma proposta para apresentar, sugerindo que a obra paralisada seja cancelada e o projeto seja retomado do início em terreno de acordo com as especificações. “Não podemos afirmar que já temos o terreno disponível, mas podemos tentar negociar com alguns proprietários de lotes próximos ao Posto, para que, se o governo do Estado autorizar, a gente possa começar novamente esta obra perto do Posto”, comentou Orleu. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: