terça-feira, 17 de março de 2009

Alimentação do Gado

Para se obter bons resultados com o rebanho bovino, principalmente o leiteiro, são muitos os detalhes, mas talvez o mais importante venha a ser a alimentação.
Segundo o médico veterinário da Coagru, Edson Leite, são muitos os cuidados no manejo nutricional de vacas leiteiras. O trato não pode ser desordenado, é preciso um equilíbrio entre volumoso (capim, sorgo, aveia, etc) e concentrado (resíduos e rações).
O Concentrado União, deve servir como alimentação de acordo com a produção leiteira, e o ideal é fornecer no máximo 4 kg de Concentrado União por trato. Quanto aos resíduos, é preciso cuidado, principalmente em relação a fungos e agrotóxicos. As energias e proteínas vêm das matérias primas e são fundamentais para uma vaca leiteira.
Como estamos tendo dias de altas temperaturas, é importante que o produtor estabeleça horários de alimentação para menor desgaste do animal, e isto pode ser feito com o trato de Concentrado União no cocho, nos horários mais quentes. Desta forma os animais irão pastar quando as temperaturas já estão mais amenas, permitindo assim menor perda de energia obtida com os alimentos.Como os preços do leite não estão dos melhores, é preciso aumentar a produção, más sem aumentar os custos. Para melhor esclarecimento sobre o assunto, procure o Departamento Veterinário da Coagru. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA / ASSESSORIA)

Nenhum comentário: